Cultura -
Projeto inclui na lei permissão explícita para artista manifestar posicionamento político em shows
Termômetro da Política
Compartilhe:
Show da cantora Pabllo Vittar no Festival Lollapalooza foi motivo de polêmica por menção da artista a Lula (Foto: Reprodução/Multishow)

O Projeto de Lei 721/22 explicita na Lei das Eleições a permissão para que o artista manifeste seu posicionamento político, por meio de seu trabalho, em shows e apresentações, seja antes, durante ou depois do período eleitoral. No dia 25, a apresentação da cantora Pabllo Vittar no Festival Lollapalooza resultou em ação movida junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acusando o evento de promover propaganda eleitoral antecipada a favor de Lula.

Apresentada pelo deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), a proposta está em análise na Câmara dos Deputados. “A todo cidadão é garantida a liberdade de expressão, seja favorável ou contrária a esse ou aquele candidato. E isso é claro inclui os artistas. A eles fica assegurada a manifestação política em seus shows ou apresentações, seja antes, durante ou depois do período eleitoral”, afirma.

Veja também
O PSDB acabou, Doria é o rejeito

Hoje a Lei das Eleições já estabelece que não configura propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolva pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhe:
Palavras-chave
câmara dos deputados