Política -
PT nacional recompõe diretório na Paraíba e grupo pró-Ricardo passa a ser maioria
Termômetro da Política
Compartilhe:
Presidente estadual, Jackson Macedo, é favorável ao grupo liderado por Ricardo Coutinho (Foto: Divulgação)

A executiva nacional do PT determinou nessa sexta-feira (29) a recomposição do Diretório Estadual e da Executiva Estadual na Paraíba. Jackson Macêdo segue na presidência e seu grupo, liderado por Ricardo Coutinho (PT), passa a ser maioria absoluta no diretório.

A resolução foi aprovada por 15 votos a três. Deixa de fazer parte da direção o grupo ligado ao deputado Anísio Maia, agora no PSB.

Veja também
Podcast 40 Graus: O Twitter é do Elon

Veja a decisão na íntegra:

O Diretório Estadual da Paraíba enfrenta uma crônica situação de desarticulação interna, que tem se refletido em frequentes episódios de indisciplina, judicialização das decisões partidárias e interferência externa.

A atual composição do Diretório Estadual deveria refletir um acordo, mediado pela instância nacional, para garantir a participação equilibrada das forças que compõem o PT da Paraíba.

Durante as eleições de 2020, um grave caso de indisciplina partidária esgarçou as relações políticas, alterando artificialmente a composição interna do PT.

O Diretório Estadual e a Executiva Estadual, atualmente, não representam mais o equilíbrio interno, que garantiu, por exemplo, a realização do 7º Congresso e o bom funcionamento das instâncias partidárias durante o início desta gestão.

Em pleno período pré-eleitoral, a Comissão Executiva Estadual, com duas cadeiras vagas, funciona de forma precária e enfrenta obstáculos à sua recomposição, apesar da indicação dos substitutos legítimos já ter sido feita formalmente pelos seus respectivos agrupamentos internos.

Um grupo dissidente que foi afastado do PT, por decisão legítima da instância nacional ou pela decisão pessoal de se desfiliar, começa a organizar um movimento externo para influenciar nas decisões da direção estadual.

Considerando a situação interna do PT da Paraíba e seus reflexos na disputa eleitoral, que a exemplo da eleição de 2020, poderão afetar negativamente o desempenho do PT, com possíveis reflexos danosos inclusive para a campanha do Presidente Lula, a Comissão Executiva Nacional, procurando restabelecer o funcionamento equilibrado das instâncias partidárias do PT da Paraíba,

Decide:

1. Avocar as decisões sobre candidaturas majoritárias, chapas proporcionais e alianças, conforme previsto pelas diretrizes para o processo de definição de candidaturas para as eleições de 2022, aprovadas pelo Diretório Nacional.

2. Determinar a recomposição do Diretório Estadual e da Executiva Estadual, pelas forças politicas que compõem o PT da Paraíba, restabelecendo, até o dia 5 de maio, a composição política acordada por ocasião do 7º Congresso do PT. De acordo com a tabela abaixo:

Fonte: Assessoria de imprensa do pré-candidato ao governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo

Compartilhe:
Palavras-chave
PTricardo coutinho