ads
Cultura -
Novo romance de Tiago Germano entra em pré-venda pela editora Moinhos
Termômetro da Política
Compartilhe:
“O que pesa no Norte” é o quarto livro do autor paraibano indicado ao Jabuti (Imagem: Capa/Divulgação)

“Uma narrativa que põe o dedo na ferida de práticas que perduram, que passam de geração a geração, projetando para o presente valores de um passado patriarcal”.  Assim define Rinaldo de Fernandes O que pesa no Norte, quarto livro do escritor paraibano Tiago Germano. A obra, que acaba de entrar em pré-venda no site da editora Moinhos (editoramoinhos.com.br), é a segunda incursão pela narrativa longa do autor de A mulher faminta (Moinhos, 2018).

Tendo passado pelo conto em Catálogo de pequenas espécies (Caos e Letras, 2021) e estreado na literatura com as crônicas de  Demônios Domésticos (Le Chien, 2017), indicado ao Jabuti, o autor consolida seu nome na prosa com um trabalho que foi fruto de seu mestrado em escrita criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), instituição na qual cursou ainda o doutorado e se destacou com uma pesquisa que tratou de temas como o deslocamento e a identidade geográfica e sexual.

“Minha trajetória pessoal é marcada por migrações”, diz Germano, que nasceu em Picuí (no Seridó, a 226 quilômetros de João Pessoa), e chegou a morar em São Paulo e em Porto Alegre antes de se radicar em definitivo na capital paraibana, onde fundou a escola de escrita Edícula Literária com a esposa, a também escritora Débora Ferraz. “Elas (as migrações) influenciaram bastante a composição da narrativa, que como o título sugere inspira-se ainda no desaparecimento do cantor Belchior”.

É de Belchior, por sinal, a epígrafe que recupera versos da canção “Fotografia 3x4” (do álbum Alucinação, de 1976). “Ele estava em seu ostracismo voluntário enquanto eu escrevia o livro”, explica Germano. “E achei que a canção era a trilha sonora perfeita para o livro, que conta a história de um pai que parte em busca do filho, que ‘se perdeu’ numa metrópole perseguindo um sonho.”

Veja também
Hesse, Martin e nossa indefinível natureza

Em pré-venda até o dia 20 de maio, O que pesa no Norte tem lançamento oficial previsto para o mês de junho em João Pessoa.

Sobre o livro – por Rinaldo de Fernandes

O que pesa no Norte é uma narrativa sobre os valores e os arbítrios da classe média brasileira, especialmente a do Nordeste. Uma narrativa que põe o dedo na ferida de práticas que perduram, que passam de geração a geração, projetando para o presente valores de um passado patriarcal.

A busca de Ricardo por Guilherme, indo da Paraíba para São Paulo atrás de resgatar para o núcleo familiar o seu filho que “se perdeu”, é dramática. Ricardo, um pai autoritário, áspero, com a sua carga de valores, é de fato um peso para a família, especialmente para o filho Guilherme. Estudante de direito, Guilherme quebra as expectativas paternas quando resolve optar pelas artes cênicas. Ana, a esposa de Ricardo, tem valores opostos aos do marido – é afetiva, protetora dos filhos. E foi sendo moldada por Ricardo para cumprir o papel que cabe à mulher no núcleo patriarcal – o de dona de casa, cuidadora da prole. Gustavo, o outro filho do casal, é desde cedo mais “macho” do que Guilherme, e mais afinado com os valores de Ricardo – e por isso não sofre os preconceitos e punições do pai.

Ricardo é fúria e afeto. É um personagem triste. E sua tristeza não vem apenas do fato de as escolhas de Guilherme o constrangerem – mas pelo fato de Ricardo, à sua maneira, amar o filho, e ir e fazer o que faz pelo filho perdido na grande cidade. De ir à procura do filho que não é prodigo. Pródigo é o pai, o seu gesto de buscar como buscou o filho que está no Inferno.

O que pesa no Norte é um livro comovente. De um belo e comovente desfecho. Que lança os seus personagens numa existência dilacerada, num desencontro insuperável, incontornável.

Sobre o autor

Tiago Germano é autor da coletânea de contos “Catálogo de pequenas espécies” (2021) e do volume de crônicas “Demônios domésticos” (2017), indicado ao Jabuti. No romance, a Moinhos já publicou “A mulher faminta” (2018), sua estreia no gênero. É doutor em escrita criativa pela PUCRS e mora atualmente em João Pessoa, onde é cofundador do escritório de literatura Edícula Literária.

Dados do livro

Título: O que pesa no Norte

Autor: Tiago Germano

Editora: Moinhos

Número de páginas: 296

Preço: R$ 59,90 (com desconto de 20% + frete grátis durante a pré-venda)

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: