Internacional -
Vitória de Gustavo Petro marca guinada política na Colômbia e consolida avanço da esquerda na América Latina
Termômetro da Política
Compartilhe:
Em seu primeiro discurso após eleito, Petro reafirmou a proposta de unificar o país (Foto: Reprodução/Twitter/petrogustavo)

Foi uma vitória apertada. Com 50,44% dos votos válidos no segundo turno da eleição presidencial, o ex-guerrilheiro Gustavo Petro, da coalizão Pacto Histórico, foi eleito o primeiro presidente de esquerda da Colômbia. O resultado é considerado uma guinada política no país, assim como marca o avanço das forças progressistas na América Latina.

Ex-combatente do grupo armado M-19, ex-prefeito de Bogotá e ex-senador, o economista de 62 anos é um defensor da democracia. Em seu primeiro discurso após eleito, Petro reafirmou a proposta de unificar o país e convidou os eleitores do candidato derrotado, Rodolfo Hernández, que teve 47,3%

“Fazer a paz na Colômbia significa que os mais de dez milhões de eleitores de Hernández são bem-vindos. Não vamos trabalhar destruindo o opositor. Todos serão ‘benvindos’ para dialogar no palácio presidencial”, disse.

Veja também
Podcast 40 Graus #039: o programa do Lula

Com Petro, também foi eleita a primeira vice-presidente negra do país, Francia Márquez.

Entre as propostas do presidente eleito estão a implementação da reforma agrária, desaceleração da produção de petróleo e carvão, e investimento em energias de fontes renováveis.

Derrota reconhecida

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o candidato Rodolfo Hernández reconheceu a derrota e desejou sorte a Gustavo Petro. “Aceito o resultado, como deve ser se queremos que nossas instituições sejam sólidas (…). Desejo ao doutor Gustavo Petro que saiba conduzir o país, que seja fiel ao seu discurso contra a corrupção e que não decepcione aqueles que confiaram nele”, declarou.

Compartilhe: