Geral -
Seminário discute energia renovável no Sertão da Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:
Evento promovido pelo Sebrae-PB e Fecomércio aconteceu na cidade de Patos (Foto: Divulgação/Sebrae-PB)

Discutir a nova fronteira de oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região do Sertão. Esse foi o tema do Seminário Energia Renovável, promovido nesta quinta-feira (21) pelo Sebrae-PB e Fecomércio, na cidade de Patos.

A programação aconteceu no auditório da agência regional do Sebrae-PB e teve destaque para apresentação de três painéis, que abordaram o desafio da energia renovável como geradora de novas oportunidades de negócios; a educação, inovação e a tecnologia impulsionando a competitividade das empresas e a empregabilidade na região; e por último, a importância da política de financiamento e investimento no apoio ao desenvolvimento dos negócios na região.

Conforme o diretor técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, o momento é de observar o impacto gerado pela energia renovável como uma oportunidade de expansão dos negócios. “A energia renovável tem uma expansão muito grande, pois é um novo negócio que se instala na região e que pode se desdobrar em outros novos empreendimentos, tanto na cadeia de serviços como na cadeia alimentar também, porque ela começa a agregar o fator de renda. Se você analisar os municípios que estão aqui impactados pelas obras logo se vê que esses municípios mudaram. Então esse momento aqui é para refletir”, comentou.

Veja também
Com olhar sensível sobre componentes sociais, médica busca inspirar profissionais de saúde em seu novo livro

De acordo com o general e superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Araújo Lima, o tema apresentado pelo seminário colaborou de forma positiva para compreender o momento que a região do sertão paraibano vive. “Nesse evento aqui se teve uma perspectiva muito boa a respeito de uma área da infraestrutura, que vem revolucionando a matriz energética da região, e consequentemente atraindo novos investimentos e novos empregos”, disse.

Painéis

Com o tema “Energia renovável, gerando novas oportunidades de negócios”, o primeiro painel contou com a participação de Riomar Merino Jorge, representante da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Edlailson Pimentel, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, e Rômulo Polari Filho, secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

O destaque do segundo painel foi “Educação, inovação e tecnologia impulsionando a competitividade das empresas e a empregabilidade na região”. O tema foi discutido pelo secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, o reitor da UFCG, Antônio Fernandes Filho, e o presidente da Faspeq, Roberto Germano.

Por sua vez, o terceiro painel abordou o tema “Política de financiamento e investimento no apoio ao desenvolvimento dos negócios na região”, sendo o debate realizado pelo superintendente da Sudene, general Carlos César de Araújo Lima, o superintendente do Banco do Nordeste, João Nilton Castro Martins, o superintendente do Banco do Brasil, Paulo Martinho e Marcelo Abrantes, da Câmara Brasileira de Comércio Exterior do Estado da Paraíba ((CBCEX-PB).

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Fonte: Sebrae-PB

Compartilhe: