Cultura -
Rio Sanhauá é destaque na nova exposição fotográfica de Helder Oliveira
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação)

História, cultura, arquitetura, religião e as narrativas que permeiam o Rio Sanhauá são os destaques da exposição fotográfica Parahyba Revelada, do artista visual Helder Oliveira da Silva. A exposição integra mais uma etapa do ExpoSesc na Paraíba, e tem seu vernissage nesta quarta-feira, 3, às 19h, no Salão de Exposições do Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, gratuito e aberto a quaisquer interessados. A exposição integra as comemorações da instituição ao aniversário de João Pessoa e fica em cartaz durante todo o mês de agosto, com visitação das 9h às 17h. 

Veja também
Primeiro álbum da carreira solo de Guga Limeira está disponível nas principais plataformas digitais de música

Parahyba Revelada nos traz, em 15 obras, um passeio na história e cultura do Rio Sanhauá, que corta as cidades de Bayeux, João Pessoa e Cabedelo. O trabalho de Helder é focado, sobretudo, na região do Porto do Capim, local que foi o berço de João Pessoa em 1585, onde se situa o principal ponto histórico da cidade. É lá onde está preservada a maior parte do patrimônio arquitetônico e cultural da cidade, além de ser uma área importante para a subsistência de famílias que ali habitam. O trabalho busca, ainda, mostrar a relação da população ribeirinha com o rio e a importância que ele tem na vida destas pessoas e da cidade. 

Helder Oliveira da Silva 

Fotógrafo, artista visual e professor, Helder Oliveira transita entre as artes visuais utilizando a fotografia e o audiovisual como fio condutor da sua poética. Em sua atuação profissional e acadêmica, trabalha no campo de comunidades tradicionais, memória, patrimônios e fotografia artesanal. Em 2005, foi premiado no Salão dos Novos Artistas do Sesc, e desde então, já expôs seus trabalhos em diversos locais do país. Além de artista visual, é Licenciado em História e já ministrou diversas oficinas nas áreas de imagem, memória e movimentos sociais. 

Fonte: Sesc-PB


Matéria alterada às 19h18 para correção na data de fundação de João Pessoa.

Compartilhe: