Eleições -
Associação Brasileira de Linguística defende voto em Lula
Termômetro da Política
Compartilhe:
Abralin aponta Lula como “único caminho possível para a manutenção do regime democrático brasileiro” (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) divulgou nesta segunda-feira (24) uma nota pública com preocupação sobre possível reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL): “os cidadãos brasileiros têm evidências suficientes de que a continuidade desse governo coloca em risco Educação, Ciência e Tecnologia no país”, diz trecho da nota.

Veja também
Por que votamos em Lula

No mesmo documento, a Abralin se posiciona a favor do voto para o ex-presidente da República e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “único caminho possível para a manutenção do regime democrático brasileiro, para a garantia das liberdades individuais em todos os seus aspectos, para a diminuição das desigualdades sociais, para a retomada do crescimento científico e tecnológico, para a recuperação e fortalecimento da Educação e Saúde públicas”.

Leia a nota na íntegra:

Nas últimas semanas, a Associação Brasileira de Linguística se manifestou publicamente, externando a preocupação com o anúncio de novos cortes do orçamento do MEC e sua indignação com a manifesta falta de conhecimento do presidente da República sobre o que seja o processo de alfabetização. Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, a Abralin vem a público, novamente, mas desta vez para explicitar sua preocupação enorme com o que possa representar uma eventual reeleição do atual presidente: os cidadãos brasileiros têm evidências suficientes de que a continuidade desse governo coloca em risco Educação, Ciência e Tecnologia no país. Nos últimos quatro anos, assistimos ao desprezo por qualquer ação dessas áreas, combinado a congelamento de bolsas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Vimos doutores formados nas Universidades Públicas Brasileiras deixando o país em busca de oportunidades acadêmicas em instituições do exterior, já que, aqui, cada vez mais se abrem menos concursos para o provimento de vagas da carreira do magistério superior. Vimos cientistas sérios exonerados de seus cargos porque evidenciavam, à luz de dados inquestionáveis, uma Amazônia em chamas. Vimos ataques sem fundamento às vacinas, ao sistema público de saúde e o deboche desumano a centenas de milhares de mortos que poderiam estar vivos não fosse o completo descaso do governo com saúde da população do país pelo qual deveria zelar.
A reeleição do atual presidente potencializa o descaso com Educação, Ciência, Tecnologia e Saúde neste país e não se resume ao risco real e iminente à produção de conhecimento. A reeleição do atual presidente traz o risco real à democracia do país, duramente conquistada, depois de duas décadas e meia de ditadura militar, graças a movimentos que reuniam pessoas de espectro político-partidários diversos e distintos, na luta por um objetivo nacional comum. Não podemos, agora, botar a perder todas essas conquistas. Por isso, neste momento, a Abralin vê o voto em Luís Inácio Lula da Silva como único caminho possível para a manutenção do regime democrático brasileiro, para a garantia das liberdades individuais em todos os seus aspectos, para a diminuição das desigualdades sociais, para a retomada do crescimento científico e tecnológico, para a recuperação e fortalecimento da Educação e Saúde públicas. É isso o que representa a escolha deste candidato, neste momento crucial para o futuro do Brasil. É disso que se trata votar em Lula.

Diretoria ABRALIN
Curitiba, 24 de outubro de 2022
abralin@abralin.org Rua Sérgio Buarque de Holanda, Campinas, SP
abralin.org 571, Cidade Universitária CEP 13083-859

Subscrevem a nota:
Associação Brasileira de Hispanistas (ABH)
Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico,
Técnico e Tecnológico (ABRALITEC)
Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI)
Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP)
Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll)
Federação Brasileira dos Professores de Francês (FBPF)

Compartilhe:
Palavras-chave
abralinlula