Política -
Professora da UFPB dissemina notícia falsa sobre suposto terrorista
Termômetro da Política
Compartilhe:
Publicação feita no Instagram da professora foi apagada após repercussão negativa (Imagem: Reprodução/Instagram)

Derrotada nas últimas eleições para o cargo de deputada estadual, a professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, Leila Fonseca, não desceu do palanque bolsonarista e segue disseminando notícias falsas em seu perfil na rede social Instagram. Na manhã desta segunda-feira (26), ela publicou duas fotos do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), com um texto sem qualquer conexão que associava as pessoas das imagens ao terrorista bolsonarista preso em Brasília.

A prática da professora é comum nas redes sociais entre usuários que mantêm a base de sustentação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles incentivam a desinformação com o intuito de confundir. Pelo mesmo motivo o perfil da professora tem sido identificado pelo Instagram como disseminador de notícias falsas (fake news). Uma publicação de três dias atrás foi marcada pela rede social com uma tarja, indicando que se trata de notícia falsa.

Publicação da professora é identificada como falsa pelo Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)
Publicação sobre terrorismo foi removida

A publicação feita na manhã de hoje não trazia qualquer referência ao terrorista bolsonarista preso em Brasília. Nas duas fotos, o governador Ibaneis aparece, sendo na primeira com o delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido; e na segunda com a primeira-dama eleita, Janja da Silva, e com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

Veja também
Banda paraibana pretende mover ação contra Regina Duarte por uso indevido de música com viés político

No texto, a professora, que também é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, faz questão de desinformar e associa as pessoas que aparecem nas imagens ao terrorista bolsonarista. “A casa caiu. Quem são os terroristas?”, questiona.

Horas após a publicação, o conteúdo foi removido. Questionada pela reportagem sobre quem removeu o post, se foi a própria ou o Instagram, ela não respondeu.

Sucessivas derrotas e variação patrimonial

Candidata a deputada estadual pelo mesmo partido do presidente da República, Leila Fonseca conseguiu apenas a quarta suplência, com 8.689 votos. O PL elegeu em 2022 três deputados estaduais: Wallber Virgolino, Caio Roberto e Sargento Neto. Para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba, Leila terá que esperar a vez após Sargento Rui, Cicinho Lima e Moacir Rodrigues.

Esta não é a primeira vez que a professora tenta um cargo eletivo e sai derrotada. Sua primeira disputa foi em 2014, quando concorreu a uma vaga ao Senado pelo Pros. Em 2018, Leila saiu candidata a deputada estadual pelo PRTB. Dois anos depois, a então suplente de deputado foi candidata a vice-prefeita de João Pessoa pelo Patriota na chapa encabeçada por Wallber Virgolino. Nas últimas eleições, mais uma tentativa e nova troca de partido, desta vez pelo PL.

Além dos sucessivos fracassos, chama atenção a variação patrimonial da candidata. Enquanto perdia nas urnas, sua conta bancária prosperava num padrão acima do comum entre professores universitários. Em apenas dois anos, entre 2018 e 2020, seu patrimônio declarado à Justiça Eleitoral cresceu 358%, saltando de R$ 100 mil para R$ 458 mil.

Matéria alterada às 18h20 após identificação do delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal.

Compartilhe: