Cultura -
Olhar feminino dá o tom de livro sobre o coco de roda na Paraíba
Termômetro da Política
Compartilhe:

O olhar e a voz de 11 mestras da cultura popular sobre a relevância coco de roda na Paraíba conduzem a proposta do livro Na Embolada do Coco, que será lançado no dia 30 de junho, em João Pessoa. O evento acontecerá na Usina Energisa, com a participação de todas as mestras homenageadas na publicação.

A publicação traz os perfis das mestras Ana do Gurugi, Cícera, Cida, Edite, Lindalva, Odete de Pilar, Penha Cirandeira, Senhorinha, Têca do Coco, Vó Mera e Zefinha, nomes que trazem a essência e preservam a tradição da ciranda e coco de roda.

Publicação traz os perfis das mestras Ana do Gurugi, Cícera, Cida, Edite, Lindalva, Odete de Pilar, Penha Cirandeira, Senhorinha, Têca do Coco, Vó Mera e Zefinha (Foto: Divulgação)

Mais do que tornar concreta a riqueza da cultura popular na Paraíba, o livro reúne as histórias, lutas e desafios das 11 personagens e destaca como cada uma delas contribui até hoje para a fortalecer a identidade cultural do Estado.

Outro diferencial é promover uma aproximação entre o papel da cultura popular e as lutas vivenciadas por cada personagem. Em diversas passagens, é possível identificar que a história de vida das 11 mestras se confunde com a história da luta pela terra, pelo fim do trabalho exaustivo da agricultura e na luta pela igualdade racial.

Veja também
Protesto contra o Marco Temporal de demarcação das terras indígenas rouba a cena em festival de música na PB

“A proposta deste livro vai além da valorização do coco de roda e da ciranda. Ele é um exemplo concreto de que a riqueza da cultura paraibana é imensurável e precisa de novas ações que valorizem o potencial dos nossos artistas. Neste projeto, buscamos a vivência e o olhar das mestras da cultura popular para mostrar que a identidade paraibana é única e deve ser preservada”, explica Dina Faria, coordenadora editorial da obra.

Além da tradicional versão imprensa, o livro ‘Na Embolada do Coco’ terá uma versão digital e audiobook gratuitos. Cada mestra homenageada vai receber 35 exemplares e ainda serão destinados outros 200 exemplares para as bibliotecas do Estado da Paraíba. O livro também estará disponível para comercialização pela Internet, pelo valor de R$ 50.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: