Política -
Secretários Municipais de Conde participam de Audiência Pública para discutir a LOA de 2024
Termômetro da Política
Compartilhe:

O secretariado da Gestão Municipal e os vereadores, estiveram reunidos na Câmara Municipal de Conde, nessa quarta-feira (14), em Audiência Pública para apreciar o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias (LDO) para elaboração da Lei Orçamentaria Anual (LOA) do ano 2024.

Todos os gestores do município estiveram presentes para possíveis esclarecimentos relativos às respectivas pastas (Foto: Divulgação)

É por meio da LDO que são postas as prioridades e metas da Administração para o ano seguinte; a organização e a estrutura dos orçamentos; as exposições sobre as despesas da folha de pagamento; atualizações e alterações tributárias; entre outros. Em suma, é a ferramenta que delimita o que é e o que não é possível realizar com uso do erário municipal.

“A propositura se reveste da importância fundamental para o município, pois nela estão especificadas as orientações que nortearão a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária”, ressaltou a prefeita Karla Pimentel. Dada a relevância do tema, todos os gestores do município estiveram presentes para possíveis esclarecimentos relativos às respectivas pastas.

Para elaboração do Projeto apresentado ao Legislativo, a Administração considerou “todo o contexto econômico do município, bem como do estado e do país”, destacou Márcio Simões, secretário de Planejamento. Ele ainda pontuou que o Executivo está aberto à discussão tanto com a população como com membros do Legislativo.

“A Lei que está sendo apresentada hoje vai dar um grande salto na infraestrutura, que é a maior carência do município e que a gente vem melhorando a cada ano”, observou o secretário da pasta, Tiago Silva. A secretária de Desenvolvimento Social, Scheilla Barbosa, defendeu a importância do trabalho da Sedes no município. “É sabido por todos o papel da assistência social. Sabemos das demandas e das necessidades da população, das vulnerabilidades sociais existentes e precisamos dar continuidade a esse trabalho“, ressaltou.

Veja também
Polícia Federal cumpre mandados contra empresa que opera compra e venda de criptoativos na Paraíba

Representando a Secretaria de Agropecuária e Pesca, o secretário Executivo Wendell José lembrou que o orçamento construído a partir destas diretrizes vai atender os 70% do território, que é agrícola. “A gente precisa muito de um bom orçamento para que possa trabalhar o desenvolvimento da agropecuária e da pesca. Contamos com a sensibilidade do Executivo e do Legislativo para destinar recursos para nossa secretaria”, argumentou.

“A Secretaria de Saúde tem muitos serviços e depende destas aprovações para que seja possível executá-los”, lembrou Emanuelle Macêdo, gestora da pasta. A secretária de Educação, Esporte e Cultura também se manifestou em relação ao Projeto de Lei: “É importante pra gente continuar fomentando a aprendizagem dos nossos alunos, que é nosso maior objetivo, além de incrementar ainda mais a educação para que todos cresçam em conhecimento, habilidades e competências.”

“Cada secretário discutiu, planejou, para que a gente possa implementar, nesse ano vindouro, todas as ações planejadas, ‘mastigadas’, para que a gente possa continuar trazendo desenvolvimento para o nosso município”, destacou Serpa Filho, chefe de Gabinete.

Ao fim das exposições e discussões, o PL foi encaminhado às comissões de Orçamento e Finanças, e de Constituição e Justiça. A proposta do presidente da casa, vereador Luzimar Nunes, é que o Projeto já seja votado na Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (19).

Fonte: Prefeitura de Conde

Compartilhe: