Cultura -
Cícero participa da pré-estreia do filme patrocinado pela Prefeitura e que homenageia Gonzaga Rodrigues
Termômetro da Política
Compartilhe:

O prefeito Cícero Lucena (PP) foi um dos convidados especiais para conferir a pré-estreia do filme ‘O Velho e o Rio’, que narra a vida e obra do jornalista, cronista e escritor paraibano Gonzaga Rodrigues. A produção, que foi exibida na noite dessa quarta-feira (2), no Cine Bangüê do Espaço Cultural, tem patrocínio da Prefeitura de João Pessoa e também é uma homenagem à capital paraibana.

“Fico muito feliz em estar aqui presente, porque o próprio Gonzaga Rodrigues [à direita] já é uma obra-prima da Paraíba”, disse Cícero (Foto: Sérgio Lucena/PMJP)

“O filme resgata a tradição que nós temos, em João Pessoa e no estado, da produção cinematográfica e audiovisual. Fico muito feliz em estar aqui presente, porque o próprio Gonzaga Rodrigues já é uma obra-prima da Paraíba, além, claro, da Prefeitura também poder contribuir de alguma forma para a concretização dessa homenagem”, disse o prefeito.

Gonzaga Rodrigues, 90 anos, muitos deles dedicados a uma vasta produção literária, que o tornou imortal pela Academia Paraibana de Letras (API), agradeceu a homenagem em forma de crônica. “Há mais de 50 anos atuo em silêncio, por trás de um teclado, sempre medindo cada passo e palavra. Desta vez, me expondo de corpo inteiro. Entro numa tela aberta á milhões”, refletiu.

Veja também
Vera Fischer chega a João Pessoa e celebra 55 anos de carreira com espetáculo

O filme tem direção e roteiro de Alberto Arcela, com produção da Castanhola Filmes. O cineasta disse estar orgulhoso em homenagear Gonzaga em vida, com um registro visual de uma das figuras mais importantes para a cultura paraibana. Segundo Arcela, o patrocínio da Prefeitura de João Pessoa foi essencial para tornar a produção possível.

“Só conseguimos realizar por causa disso, de patrocinadores como a Prefeitura de João Pessoa e a Secretaria de Estado e Cultura. Gonzaga é uma figura notória, que todo mundo gosta, que participou de tudo e acompanhou o ritmo. Todo o processo durou cerca de três meses”, explicou Arcela, lembrando que o filme também é dedicado a memória do poeta e escritor Juca Pontes, que faleceu esse ano, na Capital.

Antes de ficar novamente em cartaz nos cinemas, o filme será exibido na programação da TV Cabo Branco, próximo sábado. O jornalista e crítico de cinema, Renato Felix, falou em “justa homenagem, em vida, para ele poder saborear o reconhecimento”. Ele ainda comentou. “Gonzaga é uma lenda do nosso jornalismo. Esse filme é um presente merecido para ele”, concluiu.

A exibição de ‘O Velho e o Rio’ contou com presença do secretário de Comunicação, Marcus Vinícius, e o executivo, Janildo Silva. Além deles, amantes da sétima arte – críticos de cinema, jornalistas, empresários e personalidades ligadas à cultura, na capital.

Fonte: PMJP

Compartilhe: