Geral -
Assédio de professor contra aluna do IFPB de Itaporanga gera revolta na comunidade estudantil
Laura de Andrade*
Compartilhe:

Escola: lugar de pensar, de aprender, de questionar. Em uma sociedade que historicamente silencia as mulheres, a educação tem a responsabilidade de ser agente de mudança. Mas… e quando quem ensina – e que deveria ser inspiração neste processo -, se torna um pesadelo na vida do discente? No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus de Itaporanga, estudantes fazem protestos diante do assédio sexual praticado por um professor de biologia contra uma aluna da escola. O docente foi denunciado administrativamente, enquanto funcionário público. Em nota, o IFPB afirma que está tomando todas as medidas administrativas cabíveis ao caso.

Comunidade acadêmica do IFPB de Itaporanga pede justiça (Foto: Reprodução/Instagram)

O Termômetro da Política teve acesso aos prints de conversas que mostram o docente, a partir do seu perfil pessoal na rede social digital Instagram, enviando mensagens endereçadas à possível vítima, que seria sua aluna. No conteúdo, ele pede vídeo e fotos da estudante com o objetivo de “ver os dotes de modelo”. Também sugere fotografá-la, além de questionar se a aluna não teria medo de que seus olhos pudessem ser roubados. Por se tratar de uma escola com ensino médio integrado, a maioria dos estudantes tem menos de 18 anos.

Veja também
Novo PPA prevê R$ 13,3 trilhões para políticas públicas em quatro anos

A comunidade acadêmica do IFPB de Itaporanga tem pedido justiça ao caso através de manifestações presenciais e virtuais. Essa não é a primeira vez que um membro do Instituto aparece em situação parecida. Foi no IFPB do município de Itabaiana que uma das primeiras investigações de assédio público da instituição veio à tona, no ano de 2022. O diretor Antônio Isaac Luna de Lacerda foi alvo de investigação pela suspeita de assediar e manter relações sexuais com estudantes menores de 18 anos, e foi afastado de suas funções. O caso está em investigação tanto na instituição, quanto na Polícia Federal.

Comunidade Acadêmica tem se movimentado

O Grêmio Estudantil Ariano Suassuna (GEAS) do IFPB de Itaporanga divulgou uma nota de repúdio no Instagram. Nela, se posicionam contra o assédio. “O IFPB – Itaporanga, uma escola, ambiente este que deveria se tornar um lugar seguro e de abrigo, cada vez mais se tornando aterrorizante para as vítimas de assédio”, diz na mensagem. A conta denunciou, também, que recentemente fotos da bunda das alunas estão sendo tiradas sem consentimento.

Nos comentários, internautas pedem por justiça e encorajam alunas a denunciarem, caso sejam vítimas de assédio. Na justiça brasileira, através do Código Penal pela Lei nº 13.718, a importunação sexual está associada à prática “contra alguém sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de terceiro”. 

Nesta sexta-feira (31), o campus de Itaporanga divulgou uma nota oficial. A escola frisa o respeito à Comunidade Acadêmica e à sociedade em geral, além do compromisso de proteger os jovens adolescentes. Ainda na nota, o IFPB afirma que tem apurado a situação denunciada. A Polícia Civil confirmou que nenhum Boletim de Ocorrência foi registrado, até o momento.

O Núcleo de Combate ao Assédio (Nuca) do Instituto, que trabalha informando, prevenindo e conscientizando a escola sobre assédios, além de acolher estudantes que possam vir a sofrer com situações parecidas, afirma que o professor foi denunciado no âmbito administrativo do IFPB. Há meses, o núcleo tem recebido relatos de estudantes de turmas diferentes que dizem ter sofrido com assédio por parte do mesmo professor.

Confira a nota de repúdio do GEAS na íntegra:

“O Grêmio Estudantil Ariano Suassuna veio, por meio deste, se posicionar diante dos fatos extremamente recorrentes nos últimos dias, fatos estes que envolvem professores assediando estudantes. O IFPB – Itaporanga, uma escola, ambiente este que deveria se tornar um lugar seguro e de abrigo, cada vez mais se tornando aterrorizante para as vítimas de assédio. Entre alguns dos acontecimentos recentes estão fotos que foram retiradas da bunda de alunas no ambiente de trabalho e cantadas via instagram.

Diante destes intoleráveis ocorridos, viemos aqui, publicamente, repudiar qualquer tipo de assédio contra os estudantes. Esperamos as medidas cabíveis da Comissão de Processos Administrativos, como também a apuração dos casos. O GEAS, em nome dos estudantes, vem reivindicar uma melhor qualidade no tratamento, onde os estudantes possam ser tratados sem nenhuma maneira de agressão, garantindo, assim, seus direitos de se fazerem presentes livres de comentários, toques e olhadas com segundas intenções no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Itaporanga.

“Não permita que o medo silencie sua verdade. Denuncie o assédio e faça parte da mudança.” – GEAS.

Karen Rodrigues Prudêncio, Diretora dos Assuntos estudantis;
Guilherme Moreira da Silva, Presidente do Grêmio Estudantil Ariano Suassuna.”

Confira a nota de esclarecimento do IFPB, campus de Itaporanga:

*sob supervisão de Felipe Gesteira

Matéria alterada às 15h03 de 11.09.2023 para correção no intertítulo referente à nota do IFPB, pois foi emitida pelo campus de Itaporanga, e não de Itabaiana, como constava originalmente.

Compartilhe:
Palavras-chave
assédioifpb