ads
Política -
Paulo Paim acredita que é fundamental educar a população sobre os impactos ambientais das ações humanas
Termômetro da Política
Compartilhe:

O senador Paulo Paim (PT-RS) tratou, durante pronunciamento, sobre a importância de educar a população sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente, além de ser fundamental o incentivo em direção à mudança do comportamento das pessoas. Para o parlamentar, é essencial que todos os níveis do governo elaborem e coloquem em prática políticas públicas ambientais eficazes e de prevenção aos acidentes. “A grande maioria dos incidentes ambientais no planeta Terra ocorre como resultado da atividade humana, e muitos deles estão relacionados ao nosso estilo de vida e aos métodos de produção atuais”, diz Paim.

Para o senador, é imprescindível considerar os direitos humanos e a proteção ambiental em contextos de vulnerabilidade ecológica e social (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

“A poluição, a degradação do meio ambiente, o desmatamento e a geração excessiva de resíduos, entre outros fatores, desempenham um papel significativo na promoção dessas tragédias ambientais”, disse Paim.

Veja também
Comissão discute como compensação econômica pode ajudar a proteger o meio ambiente

Paim citou dados do sistema de Defesa Civil nacional que mostram que o total de pessoas atingidas por desastres ligados a chuva no Brasil e o número dessas ocorrências alcançaram seu ápice em 2022.

“Foram 891 mil pessoas, considerando mortos, feridos e enfermos, desabrigados, desalojados e desaparecidos; 150% a mais também em comparação com 2012. Foram 2.576 registros de chuvas intensas, enxurradas, alagamentos, inundações e movimentos de massa, como deslizamentos de terra”, um aumento de 402% em relação a 2012. 

O senador também ressaltou ser imprescindível considerar os direitos humanos e a proteção ambiental em contextos de vulnerabilidade ecológica e social, já que as tragédias têm um impacto direto nas vidas e no direito das pessoas. Segundo Paim, a Comissão de Direitos Humanos (CDH), da qual é presidente, vai realizar duas audiências públicas sobre o tema.

Condolências

Paim também lamentou e anunciou que pedirá voto de pesar pela morte de Roberto Geraldo Santos Lopes, funcionário que atuava na área de audiovisual da Secretaria de Comunicação Social do Senado e morreu no último sábado (23), aos 60 anos.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe: