Política -
Lei que incentiva ciclismo e integração no transporte é sancionada por Lula
Termômetro da Política
Compartilhe:

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Lei 14.729, de 2023, que incentiva a prática do ciclismo e promove a integração de modais no transporte urbano. A norma prevê debates através de audiências públicas para tratar de questões como planejamento e análises dos elementos técnicos do projeto, e altera a Lei 10.257, de 2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana.

A lei prevê que o planejamento para a implantação de ciclovias deve ser precedido de audiências públicas (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A lei é resultado de projeto PL 3.598/2019 de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), aprovado em caráter terminativo, em novembro de 2021, na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado e em agosto deste ano na Câmara.

Veja também
STF conclui primeira etapa do julgamento da ação sobre violação dos direitos da população negra

Na CI, os senadores aprovaram substitutivo apresentado pelo relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Ele sugeriu mudanças na Lei 13.724, de 2018, que instituiu o Programa Bicicleta Brasil, ao propor a participação da sociedade civil no planejamento, na fiscalização e avaliação das ações de melhoria do sistema de mobilidade cicloviária realizadas com recursos públicos.

A norma prevê que o planejamento para a implantação de ciclovias, e a promoção do transporte cicloviário deverá ser precedido de audiências públicas. Os debates devem analisar elementos técnicos do projeto como localização, traçado, seções transversais, interseções viárias, sinalização, cronogramas e ações de conscientização e mitigação de riscos programados junto a pedestres, ciclistas e motoristas. 

Fonte: Agência Senado

Compartilhe:
Palavras-chave
ciclismosenado