Internacional -
Senadores destacam protagonismo do Brasil na COP28
Termômetro da Política
Compartilhe:

Uma comitiva de 16 senadores — incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o vice-presidente, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) — participa da COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que está sendo realizada em Dubai. Os parlamentares vão debater medidas que reduzam os efeitos do aquecimento global.

Antes de chegar aos Emirados Árabes, Pacheco (centro) e outras autoridades brasileiras se encontraram com autoridades e investidores do Catar (Foto: Divulgação/Agência Senado)

O presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, senador Humberto Costa (PT-PE), antecipou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai reforçar o compromisso do Brasil com a preservação ambiental e o enfrentamento das consequências das mudanças climáticas. Ele citou as enchentes no Sul e Sudeste do país, a onda de calor em outras regiões, incluindo queimadas no Pantanal, e a seca no Amazonas.

Veja também
Pela 1ª vez, Brasil tem mais de 100 milhões de trabalhadores ocupados

Humberto Costa destacou que o atual governo já reduziu o desmatamento em 40% desde janeiro e adotou medidas para frear o “desastre ambiental”, a exemplo de um programa do BNDES para recuperar pastos degradados. Na avaliação dele, essas ações permitem ao Brasil cobrar dos países mais poluentes uma ajuda financeira:

“Não adianta querer ditar regras sem se engajar, como fazem hoje os países que mais poluem no mundo, e não ter esse engajamento com o financiamento expressivo de programas. Ao invés de usar esse dinheiro para bancar guerras e armamentos, o presidente Lula defenderá que esses recursos venham para esse trabalho de preservação do meio ambiente, de concretização da transição energética e de enfrentamento ao grave problema das mudanças climáticas”, afirmou.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que a delegação brasileira vai apresentar propostas que incluem compensações financeiras pela preservação do meio ambiente. Ele destacou que o Brasil retoma o protagonismo num momento de crise mundial em relação às mudanças climáticas.

“Tem muitas discussões que estão sendo levadas para lá. O Brasil voltou ao seu protagonismo na área ambiental, vai capitanear demandas que são de pagamento de serviço ambiental e de outras coisas. Eu vou porque também a Bahia vai lançar o Atlas do Hidrogênio Verde e vou participar de algo que criei quando era presidente da Comissão do Meio Ambiente”, disse.

A delegação brasileira vai destacar ainda o projeto já aprovado pelo Senado que trata da regulamentação do mercado de carbono (PL 412/2022), que permitirá a venda de créditos pelas empresas que reduzirem suas emissões de CO². A proposta está na Câmara dos Deputados.

Também participam da COP28 em Dubai os senadores Fabiano Contarato (PT-ES), Beto Faro (PT-PA) e Augusta Brito (PT-CE). Confirmaram presença ainda Leila Barros (PDT-DF), Eliziane Gama (PSD-MA), Giordano (MDB-SP), Efraim Filho (União-PB), Sérgio Petecão (PSD-AC), Irajá (PSD-TO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Alessandro Vieira (MDB-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG).

Fonte: Agência Senado

Compartilhe:
Palavras-chave
Cop 28senado