ads
Eleições -
Jackson reafirma defesa da candidatura de Cida e diz que seguirá aquilo que o PT decidir
Termômetro da Política
Compartilhe:

O presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, reafirmou sua posição ao lado do partido nas eleições deste ano, em João Pessoa, pela decisão de candidatura própria, e disse ainda que, da sua parte, será com apoio à pré-candidatura da deputada estadual Cida Ramos. A fala proferida nessa sexta-feira (26) no podcast Pauta Dupla serviu para esclarecer algumas dúvidas em torno da postura do líder partidário em relação ao pleito municipal. Na quinta-feira (25) ele havia dito que o partido deveria reavaliar o cenário político e, talvez, compor com o prefeito Cícero Lucena (PP) já no primeiro turno.

Jackson Macedo é o presidente do PT na Paraíba (Foto: Reprodução/Instagram)

“Eu vou defender Cida dentro do PT, tenho dialogado internamente para que ela seja candidata do PT. Pelo que me consta, até agora, a decisão do PT é ter um candidato a prefeito e essa decisão eu estou respeitando, vou respeitar, estou seguindo essa decisão do meu partido”, e em seguida explicou os motivos para defender neste momento a pré-candidatura de Cida:.

“Se tem uma decisão quase unânime do PT por candidatura própria, não faz sentido o presidente divergir dessa decisão. Eu vou com essa posição, vou ajudar na construção dessa posição com a companheira Cida, que é o nome que eu vou defender internamente por todas as condições que coloquei. Na minha opinião é o nome que melhor representa o PT, a história dela tem mais identidade com o PT, o legado dela tem história próxima à nossa história, ao nosso legado. Cida é uma candidata que o militante se sentiria bem em fazer campanha”, afirmou.

Veja também
Governo da Paraíba estuda levantar recursos com emissão de debêntures da Cagepa

Sobre o possível apoio ao prefeito Cícero Lucena já no primeiro turno das eleições, Jackson afirma que não faz sentido tomar esse caminho pela instância regional, visto que hoje o partido faz oposição à gestão. “Em relação a Cícero Lucena, o PT faz oposição ao governo de Cícero. É o único vereador de oposição ao atual prefeito, que é Marcos Henriques, um vereador de luta. Eu não tenho conversado com o prefeito sobre as eleições, tenho conversado com o PSB”, revelou.

O líder partidário explica como funcionam os trâmites do PT para as eleições municipais. De acordo com Jackson, a decisão pela candidatura própria não tem volta, se depender da instância local, mas quem decide é a executiva nacional. “O PT tem candidato a prefeito, vai escolher o nome em março, isso é uma coisa definida pelo partido. Tem uma resolução no nosso partido que diz que, em relação a João Pessoa e Campina Grande, a palavra final é da direção nacional do PT.”

Jackson alerta que a direção nacional pode manter a candidatura do PT em João Pessoa ou determinar que o partido dê apoio a outro candidato. Como exemplo, lembrou o caso de Anísio Maia, hoje no PSB, que saiu candidato em 2020 contra a decisão da executiva nacional.

“Vocês lembram de 2020. Tava o PT todinho fechado com Anísio Maia, era o nosso candidato a prefeito. No dia da convenção Ricardo Coutinho [hoje no PT, estava no PSB] decidiu ser candidato a prefeito e a direção nacional veio aqui e disse ‘retire a candidatura de Anísio Maia e apoie a candidatura de Ricardo Coutinho’. Foi um racha no PT, mas eu segui o que a direção nacional determinou”, relembra.

O presidente do PT na Paraíba reforçou defender a candidatura própria de Cida, mas não fechou as portas para apoio a uma candidatura de outro partido. “Vou seguir o que [o PT] determinar em 2024. Se for a candidatura própria, tomara que seja a de Cida, vou seguir; se for apoio a outro candidato, de outro partido, seguirei da mesma forma porque eu sou partidário e defendo os interesses e projetos do meu partido”, argumentou Jackson Macêdo.

Assista na íntegra:

Compartilhe: