Geral -
Justiça suspende decisão sobre expedição de ‘habite-se’ para prédio construído acima do limite na Orla de JP
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Justiça paraibana, o Ministério Público da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa entraram em consenso na defesa da Constituição do Estado e no enfrentamento à liberação de espigões na Orla da capital. Após entendimento da gestão municipal e recurso do órgão ministerial, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho suspendeu a decisão do juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que nos autos do Mandado de Segurança ajuizado pela Construtora Cobran Ltda determinou a expedição da licença de habitação (habite-se) do empreendimento Way. Segundo o MPPB, o empreendimento está em desacordo com a legislação local.

Constituição da Paraíba limita altura dos prédios na orla (Foto: Arquivo/Felipe Gesteira)

Na decisão proferida no Agravo de Instrumento nº 0806096-67.2024.8.15.0000, o desembargador observou que a expedição do ‘habite-se’ precisa seguir todo trâmite legal e obedecer às normas locais, o que não ocorreu no caso dos autos. “A impetrante submeteu o seu pedido de análise do pré-projeto na Prefeitura do Município de João Pessoa, com fins de obter o alvará para construir o seu empreendimento. Analisado o pedido, foi emitida a avaliação da servidora arquiteta analista, que apontou a inadequação da edificação – ‘o projeto ultrapassa a linha dos 500m’. Em seguida, independentemente da irregularidade suscitada, foi expedido o alvará de licença para construir, em benefício da impetrante, o que, de já, vislumbra-se vício na liberação para construir edificação, posto que fora das normas adequadas”, pontuou.

Veja também
Desafiando a lei: escolas particulares de JP se negam a pedir comprovação de vacinação no ato da matrícula

O desembargador Oswaldo Filho acrescentou que a existência prévia de ‘habite-se’ fora dos padrões não pode ser precedente e embasamento para a aprovação de outros futuros. “A Administração Pública deve agir no estrito cumprimento da legalidade, regida por princípios e pela lei, com observância obrigatória na prática de seus atos administrativos”.

Descumprimento aconteceu na gestão de Cartaxo

Pelo entendimento da Justiça, um erro não pode justificar e ser parâmetro de concessão para demais ilegalidades. Vale ressaltar que a permissão para se construir um prédio na Orla com um andar a mais que o limite foi dada em 2019, durante a gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo.

O desembargador ressaltou, ainda, a informação do Município de João Pessoa de que foi verificada a pendência de altura na construção do empreendimento, impossibilitando a sua aprovação, e consequentemente, impedindo a expedição do ‘habite-se’. “Vislumbra-se, portanto, inconsistências em todo o processo administrativo de execução do empreendimento. Ilegalidades e irregularidades não podem ser convalidadas com o tempo, inclusive, podendo ser objetos do poder de autotutela da Administração, que controla os seus próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos”, frisou. Da decisão cabe recurso.

Com informações do TJPB.

Compartilhe: