ads
Eleições -
MPF defende manutenção de multa para Ruy Carneiro por propaganda negativa contra Cícero
Termômetro da Política
Compartilhe:
MPF mantém entendimento sobre propaganda eleitoral antecipada (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Além de não atingir o objetivo, a publicação do deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos-PB), que estimulava a violência contra o prefeito Cícero Lucena (PP) na rede social digital Instagram deve mesmo sair cara, como um tiro pela culatra. Após novo recurso de Ruy contra a multa de R$ 10 mil determinada pela Justiça Eleitoral, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer defendendo a manutenção da multa.

O parecer assinado pelo procurador regional eleitoral Renan Paes Felix defende o desprovimento do recurso da defesa de Ruy, reconhece a propaganda antecipada negativa conforme decidido na origem e argumenta pela manutenção da multa arbitrada.

Veja também
De comédia a documentário: 4 séries sobre política entram em cartaz na Netflix

“Percebendo-se, assim, que a propaganda caluniosa, difamatória ou injuriosa é vedada durante o período oficial de propaganda, idêntica proibição há que existir durante a fase de pré-campanha, incumbindo à Justiça Eleitoral sancioná-la com os meios existentes, exclusivamente para evitar o desequilíbrio futuro entre os atores do pleito”, diz trecho do parecer.

O MPF aponta que Ruy passou do ponto na publicação ofensiva contra Cícero: “Com efeito, a situação narrada em muito destoa do saudável debate de ideias que deve enriquecer as fases do processo eleitoral”.

Compartilhe: