ads
Geral -
Cícero sanciona Lei que proíbe fogos de artifício com ruídos intensos para proteção de pessoas com autismo, idosos e animais
Termômetro da Política
Compartilhe:

Nesta terça-feira (16), o prefeito Cícero Lucena (PP) sancionou uma Lei que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício com barulhos intensos e inesperados em João Pessoa. A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo Municipal (CAM) em Água Fria, onde o gestor destacou a importância de proteger a saúde de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, pacientes hospitalizados e animais. O projeto de Lei foi proposto pelo vereador Odon Bezerra (PSB).

Com o projeto, o prefeito expressou o desejo de que João Pessoa se torne uma cidade referência em inclusão e cuidado (Foto: Carolina Battista/PMJP)

“João Pessoa é uma cidade inclusiva, que se preocupa com a condição das pessoas com autismo, tanto que nós cuidamos de mais de duas mil crianças com o espectro nas nossas escolas. Este projeto nos permite avançar ainda mais nessa causa, além de garantir que mais pessoas que precisem desse cuidado também recebam a proteção. Sabemos, também, da importância para os animais, do sofrimento provocado pelo barulho dos fogos, tanto que João Pessoa já avançou nesse sentindo, acabando essa prática nos eventos de fim de ano promovidos pela Prefeitura. Queremos que João Pessoa seja exemplo de inclusão e de cuidado”, afirmou o prefeito.

Veja também
Ministro da Educação defende reforma do ensino médio, inclusão étnico-racial e acesso à educação

De acordo com o texto, fica estabelecido que caso os estabelecimentos descumpram as regras, multas podem ser aplicadas. O projeto estabelece uma multa de R$ 2 mil, com a possibilidade do valor ser dobrado caso exista reincidência em um período de 30 dias do cometimento da primeira infração. Além disso, ficou estabelecido, que as empresas fabricantes responsáveis pela distribuição desses fogos de artifício podem ser alvo de multa em R$ 5 mil, que pode ter o valor dobrado também em 30 dias após a reincidência. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

O vereador Odon Bezerra celebrou a sanção e agradeceu a sensibilidade do prefeito Cícero Lucena. “Crianças recém-nascidas, pessoas enfermas em leitos de hospitais, crianças autistas, além da causa animal. Outro dia mesmo eu ouvi o relato de uma pessoa defensora dessa causa, ela me dizia textualmente sentir uma grande emoção ao saber que esse projeto tramitava e que estava na iminência do prefeito sancionar. Então, para mim, é um momento muito especial em atender todos esses segmentos da sociedade. E parabenizar o prefeito Cícero Lucena, que teve a sensibilidade de sancionar esse projeto de importância para todos nós de João Pessoa”, afirmou o vereador.

Fonte: PMJP

Compartilhe: