Cultura -
Dia do Livro Infantil: escritor paraibano aborda educação antirracista e defesa dos povos originários em dois novos títulos
Termômetro da Política
Compartilhe:

De um lado, uma brincadeira de faz de conta envolvendo mitos e divindades. Do outro, a jornada do bambu que queria voar. Um é o livro “Quem vai chegar primeiro?”, o outro, “O sonho de Zupt!”. As duas histórias fazem parte dos novos lançamentos do jornalista e escritor Felipe Gesteira. Publicados pela Editora Termômetro, as obras têm ilustrações dos paraibanos Meiacor e Luyse Costa. O lançamento está marcado para esta quinta-feira (18), Dia do Livro Infantil, na Casa Toca, em João Pessoa.

O escritor acredita que as crianças são leitores atentos e que, por meio da literatura, é possível transmitir mensagens importantes para as próximas gerações (Foto: Laura de Andrade)

Para Felipe, a escolha dos temas tratados nos livros tem relação com a importância que ele considera em levar mensagens às crianças. “Acredito na força dos livros e na capacidade da transformação social por meio da literatura. Leitura para crianças é diversão antes de tudo, mas deve também ser educação para um mundo melhor”, disse o escritor.

Veja também
Nova fase da Operação Lesa Pátria cumpre mandados em 8 estados

Sobre os livros

Com os dois livros, Gesteira lança a sua terceira publicação para crianças. Sobre a experiência de estar no universo da literatura infantil, o autor diz que gosta muito. “É totalmente diferente escrever para crianças, são leitores extremamente atentos. Isso aumenta a responsabilidade de tudo o que é dito a eles no texto, numa contação. Ao mesmo tempo, o retorno que recebi superou minhas expectativas”, afirmou Gesteira.

Em “Quem vai chegar primeiro?”, Lucas e Gabriel se divertem juntos. Como parte da brincadeira, alguns deuses também aparecem. No bate-papo, a importância de respeitar as tradições e a cultura guiam a narrativa. A obra teve ilustração de Meiacor, diagramação e projeto gráfico de Luyse Costa.

Em “O sonho de Zupt!”, o bambu quer voar. Mas, antes, precisa virar flecha. A história traz a jornada da personagem que parte em busca do sonho e adentra uma aventura de autoconhecimento e defesa dos povos originários. A obra teve ilustração, diagramação e projeto gráfico de Luyse Costa. Ambos os livros têm revisão de Luísa Gadelha e foram impressos pela Gráfica JB com papéis produzidos a partir de fontes responsáveis.

Sobre o autor

Pessoense que mora em Cabedelo, Felipe Gesteira escreve desde poemas a ensaios sobre política. É jornalista, mestre pela UFPB, ama fotografia, a poesia do dia a dia e a busca pela beleza das coisas. Casado e pai de dois meninos e uma menina, acredita que um país se constrói com crianças livres e livros.

Sobre a editora

No mercado desde 2022, a Editora Termômetro já publicou quatro livros: “Ele não vai gostar de ler”, de Anderson Pires (2022); e os infantis “O burrinho e a troca dos brinquedos” (2023), “Quem vai chegar primeiro?” (2024) e “O sonho de Zupt!” (2024), de Felipe Gesteira.

Os livros estarão à venda após o lançamento no site da Amazon e da editora Termômetro. Saiba mais em www.editoratermometro.com.br

Lançamento dos livros “Quem vai chegar primeiro?” e “O sonho de Zupt!”

Data: 18 de abril – Dia do Livro Infantil

Hora: 16h30min às 18h30min

Local: Casa Toca – R. Oceano Atlântico, 135 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB, 58037-675

Ficha técnica

Título: Quem vai chegar primeiro?

Autor: Felipe Gesteira

Editora Termômetro

Preço: R$ 40,00

ISBN: 978-65-998818-2-4

Formato: 21×21 cm

Páginas: 36

Título: O sonho de Zupt!

Autor: Felipe Gesteira

Editora Termômetro

Preço: R$ 40,00

ISBN: 978-65-998818-3-1

Formato: 21×21 cm

Páginas: 36

Matéria alterada para acréscimo da informação sobre a data comemorativa.

Compartilhe: