Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
Lula está inocentado, elegível, imunizado contra a covid-19 e cheio de tesão para governar de novo o Brasil
Compartilhe:
Lula está pronto para concorrer novamente à Presidência da República (Foto: Ricardo Stuckert)

Em primeiro lugar, Lula é inocente de todas as acusações que pesam sobre ele oriundas da Operação Lava Jato. Após a anulação das condenações pelo Supremo Tribunal Federal, houve polêmica se o ex-presidente estaria ou não inocentado. Sim, está! E não sou só eu quem afirma.

Flávio Dino, que além de governador do Maranhão é jurista por excelência, foi juiz federal, é mestre em Direito Público e professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) atesta sem medo de errar e cita a Constituição de 1988: “Sobre a polêmica se o STF ‘inocentou’ Lula, a resposta é positiva. Está na Constituição, art. 5º, LVII. Se nem existe sentença penal condenatória, não há nenhuma dúvida de que o acusado é inocente. Para um autêntico democrata, Constituição é coisa séria, não mera folha de papel”, publicou o governador em seu perfil no Twitter.

Não há duvidas de que neste momento Lula é inocente, assim como não se discute sua elegibilidade. Está apto a concorrer novamente ao cargo de presidente da República contra o atual ocupante da cadeira no Palácio do Planalto, com a diferença que além do simples embate político do “nós contra eles”, Lula agora ataca seu adversário e também apresenta saídas para o Brasil. Para desespero dos ultraconservadores, Luiz Inácio está elegível e tem projeto para conduzir o país à volta do crescimento econômico.

O terceiro ponto é fundamental para quem precisa percorrer o país e reacender no campo progressista a vontade de se fazer política para reduzir as desigualdades e promover justiça social. Lula está imunizado.

A vacinação contra a covid-19 no Brasil é um desastre de proporções inimagináveis, fato que tem colocado o país em destaque no noticiário internacional por conta da má gestão do presidente Jair Bolsonaro. Com a falta de planejamento no ano passado para compra de vacinas em tempo hábil, mais o descompasso na condução da crise contra todas as recomendações da ciência e das principais autoridades sanitárias do mundo, pode-se colocar exclusivamente na conta do atual presidente as mortes de 2021 e o tombo na economia. Apesar de tudo, Lula completou o ciclo de imunização e já está há dezesseis dias vacinado contra a covid-19. Graças ao SUS!

A parte do tesão, quem diz é ele, mas são palavras que claramente condizem com seus atos. Lula fala em todo o tempo como opositor, marca o adversário, apresenta propostas e já dialoga com as classes política e empresarial. Diferente de Bolsonaro e da suposta frente de centro que começa a se formar, Lula tem também base social. O que falta à esquerda no Brasil é o mesmo tesão que sobra em Lula.

Compartilhe: