Geral - -
“Virada de Chave”: Pollyanna apresenta projeto inovador para romper ciclos de pobreza em municípios vulneráveis
Termômetro da Política
Compartilhe:

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) da Paraíba, Pollyanna Werton (PSB), apresentou nessa segunda-feira (3), na capital paraibana, o projeto “Virada de Chave”, uma estratégia inovadora para impulsionar a mobilidade socioeconômica e combater a pobreza persistente em municípios com elevados índices de vulnerabilidade social. A iniciativa prioriza cidades que exibem forte dependência de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, aliada a baixos indicadores de desenvolvimento humano, visando fomentar a inclusão produtiva e o fortalecimento local.

Projeto lançado por Pollyanna Werton foca em inclusão produtiva e geração de renda em cidades com alta dependência do Bolsa Família, como Pilões e Cajazeirinhas (Foto: Divulgação)

O Virada de Chave é estruturado como um programa de Mobilidade Socioeconômica, direcionado ao desenvolvimento social e econômico das localidades paraibanas mais fragilizadas. Ele abrange municípios situados entre as 100 cidades mais pobres do Brasil, com o maior percentual proporcional de beneficiários do Bolsa Família e o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Na Paraíba, o foco inicial recai sobre quatro prioridades: Pilões, Cajazeirinhas, Santa Inês e São José de Caiana. Nessas áreas, serão implementadas ações coordenadas de geração de trabalho, renda e inclusão produtiva, fundamentadas em diagnósticos locais derivados de dados oficiais do Cadastro Único (CadÚnico/2024). A intenção é estender o projeto a outros municípios vulneráveis do estado ao longo do tempo.

Leia também
Governo da Paraíba inaugura balcão digital para facilitar acesso a serviços públicos

Durante o lançamento, promovido pelo Governo do Estado por intermédio da SEDH, Pollyanna Werton enfatizou a base diagnóstica do programa, construída a partir de um mapeamento minucioso das realidades locais. “O Virada de Chave surge para apoiar as populações que vivem nas regiões onde a pobreza ainda persiste. Identificamos municípios com forte dependência do Bolsa Família e entendemos que, sem a atuação direta da gestão pública, esses territórios acabam perpetuando ciclos de vulnerabilidade. Por isso, o Governo da Paraíba identificou as cidades que estão nesse perfil e, a partir daí, traçou metas diagnósticas para chegar junto com as prefeituras e atingir o cidadão, auxiliando para que ele de fato vire a chave em sua vida”, afirmou.

O evento reuniu representantes de diversas entidades parceiras, incluindo a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), a Coordenação Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social da Paraíba (Coegemas-PB), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Nepps), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Pollyanna reforçou a relevância de uma abordagem colaborativa entre o Estado e as prefeituras para viabilizar mudanças efetivas. “As pessoas que estão nesse momento no perfil da transferência de renda são pessoas que estão com baixa renda, que não estão conseguindo quebrar ciclos de pobreza. Portanto, cabe a nós focalizar essas pessoas para que a gente consiga identificar potenciais, vocações e estabelecer a geração de trabalho, inclusão social, produtiva e quebrar ciclos de pobreza”, enfatizou a secretária.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: