O prefeito Cícero Lucena (MDB) visitou, nesta terça-feira (27), famílias atendidas pelos programas Compra Assistida e Cuidar do Lar, dois pilares da política habitacional da Prefeitura de João Pessoa. Acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), o gestor inspecionou residências no Residencial Jardim América, no bairro Ernani Sátiro, e na comunidade Gauchinha, no Costa e Silva, onde assinou novos contratos e comemorou o alcance de mais de 700 unidades contempladas pelos dois projetos.

No Compra Assistida, voltado à retirada de famílias de áreas de risco por meio da aquisição de imóveis, já foram contratadas 421 unidades habitacionais. Dessas, 250 estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), beneficiando moradores do Bairro São José, enquanto 177 fazem parte do programa João Pessoa Sustentável, atendendo famílias do Complexo Beira Rio. Ao todo, 277 imóveis já foram entregues, todos escolhidos pelas próprias famílias, com valor máximo de R$ 115 mil por unidade. A Prefeitura arca com as despesas de documentação e realiza a mudança dos beneficiários.
Leia também
Dólar despenca em meio a fraqueza global e incertezas com Trump; metais preciosos batem recordes
Pela Semhab, 110 unidades foram entregues e 35 estão em fase final de conclusão, totalizando 145 dos 250 previstos. Pelo João Pessoa Sustentável, 132 unidades estão pagas e 111 famílias já receberam a documentação de titularidade. “O Compra Assistida visa atender pessoas residentes em áreas de risco, onde a vida é ameaçada por fatores como enchentes ou desmoronamentos. Através desse programa, oferecemos a inovação da compra assistida e garantimos a documentação definitiva do imóvel escolhido, dentro dos limites orçamentários estabelecidos para cada caso”, explicou o prefeito.
O Cuidar do Lar, por sua vez, promove reformas completas em residências de famílias de baixa renda, garantindo acessibilidade e segurança. O programa atende proprietários com renda de até dois salários mínimos, imóvel próprio em João Pessoa e residência em áreas de risco. As inscrições são realizadas pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão e pela plataforma Prefeitura Conectada. A secretária municipal de Habitação Social, Socorro Gadelha, informou que o valor investido por imóvel passará de oito para 11 salários mínimos. “O foco no bem-estar da população mais vulnerável, que apresenta maiores necessidades. Muitas vezes, a pessoa não almeja apenas uma casa, mas sim a possibilidade de residir em um lar próprio, o que nem sempre é possível devido às limitações financeiras. A Prefeitura, então, oferece condições para que essas famílias tenham acesso a uma moradia digna, promovendo uma reforma completa do lar, dando condições de conforto e segurança”, afirmou Socorro Gadelha.
Durante a visita, Luciene do Nascimento, diarista beneficiada pelo Compra Assistida, celebrou a mudança para o Residencial Jardim América. “Não podia chover que a gente perdia o sossego – eu e meu marido. Quando entramos no programa, nem acreditei que poderia escolher o apartamento. Viemos pra cá, com toda estrutura, com todas as condições arcadas pela Prefeitura”, disse Luciene.
Na comunidade Gauchinha, o aposentado Antônio Rodrigues e sua esposa Lúcia Rodrigues agradeceram pela reforma completa da residência. “Agente não tinha condições de reformar a casa. E estava com muita coisa pra fazer. A gente se inscreveu e não acreditamos que nossa casa ficaria novinha, somente quando fizeram a reforma e deixaram tudo novinho”, comemorou Lúcia Rodrigues.
O vice-prefeito Leo Bezerra destacou o ineditismo das iniciativas. “A moradora beneficiada relatava que, a cada chuva, sua residência era alagada. Hoje, oferecemos dignidade, respeito, atenção e, acima de tudo, afeto. Ela escolheu o apartamento onde deseja residir e toda a nossa equipe está presente para celebrar este momento”, afirmou Leo Bezerra.
Cícero Lucena enfatizou o impacto transformador das políticas habitacionais. “O Cuidar do Lar demonstra ainda maior preocupação, direcionando-se a proprietários que enfrentam dificuldades em suas moradias, seja na instalação de banheiros, na segurança estrutural, na prevenção de vazamentos ou na conservação de esquadrias. Neste caso, promovemos reformas que visam proporcionar acessibilidade e segurança nas residências. Uma felicidade e gratidão a Deus por esta oportunidade, bem como nosso reconhecimento a toda a equipe que se dedica com tanto amor e carinho”, concluiu o prefeito.
Os programas representam um avanço significativo na garantia de moradia digna para famílias vulneráveis de João Pessoa, com foco na remoção de áreas de risco e na melhoria das condições de vida por meio de aquisição e reforma de imóveis.
Fonte: PMJP