Geral - -
Agência reguladora do Reino Unido alerta para risco de pancreatite aguda associada a canetas emagrecedoras
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu alerta sobre a possibilidade real de pancreatite aguda em usuários de canetas emagrecedoras como Mounjaro e Wegovy. A notificação destaca que, embora a frequência seja baixa, alguns casos relatados foram particularmente graves, incluindo pancreatite necrosante e fatal.

Mounjaro é concorrente direto do Ozempic
Mounjaro está entre os medicamentos apontados pela agência (Foto: Divulgação/Lilly)

Entre 2007 e outubro de 2025, a MHRA recebeu 1.296 notificações de pancreatite associada aos medicamentos no país. Os registros incluem 19 mortes e 24 casos de pancreatite necrosante, forma em que ocorre morte de tecido pancreático.

Mais de 25 milhões de embalagens de medicamentos GLP-1 foram distribuídas no Reino Unido nos últimos cinco anos, segundo a agência. Estima-se que 1,6 milhão de adultos na Inglaterra, País de Gales e Escócia tenham usado medicamentos como Wegovy e Mounjaro no último ano.

Leia também
Fictor: empresa que tentou comprar o Banco Master a um dia da liquidação entra com pedido de recuperação judicial

“Embora a frequência geral permaneça incomum, a experiência pós-comercialização demonstrou que alguns relatos raros de pancreatite aguda foram particularmente graves, incluindo pancreatite necrosante e fatal”, diz o alerta publicado pela MHRA.

A agência orienta que os usuários fiquem atentos aos sintomas de pancreatite, que incluem “dor intensa e que não passa no estômago e nas costas”. A recomendação é consultar um médico imediatamente caso esses sinais apareçam.

Alison Cave, diretora de segurança da MHRA, reforçou: “Para a grande maioria dos pacientes que recebem prescrição de GLP-1, esses medicamentos são seguros e eficazes, proporcionando benefícios significativos para a saúde. O risco de desenvolver esses efeitos colaterais graves é muito pequeno, mas é importante que pacientes e profissionais de saúde estejam cientes e atentos aos sintomas associados.”

As informações sobre possíveis riscos foram atualizadas para profissionais de saúde e pacientes. A MHRA lembra que os medicamentos GLP-1 devem ser usados apenas com orientação médica e aconselha discutir benefícios e riscos com o profissional antes de iniciar ou alterar o tratamento, incluindo troca de marca.

O pâncreas, pequeno órgão localizado atrás do estômago, auxilia na digestão. A maioria das pessoas com pancreatite aguda melhora em cerca de uma semana, mas casos graves podem gerar complicações sérias.

Com informações da BBC.

Compartilhe: