O banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, foi preso novamente nesta quarta-feira (4) pela Polícia Federal em São Paulo, na terceira fase da Operação Compliance Zero. A ação investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras centrado na venda de títulos de crédito falsos pela instituição.

Vorcaro foi detido em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e encaminhado à Superintendência da PF na capital paulista. Seu cunhado, Fabiano Zettel, também é alvo de mandado de prisão, mas ainda não foi localizado pelos agentes federais.
De acordo com a Polícia Federal, a operação apura a possível prática dos crimes de ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos informáticos, cometidos por organização criminosa. O nome Compliance Zero faz referência à ausência de controles internos adequados nas instituições envolvidas, o que teria facilitado a gestão fraudulenta, a lavagem de dinheiro e a manipulação de mercado.
Além das prisões preventivas contra Vorcaro e Zettel, foram expedidos mais dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão, cumpridos em São Paulo e Minas Gerais. As investigações contaram com o apoio técnico do Banco Central do Brasil.
A Justiça determinou ainda o afastamento de cargos públicos de investigados e o sequestro e bloqueio de bens no valor de até R$ 22 bilhões. A medida visa interromper a movimentação de ativos ligados ao grupo e preservar recursos que possam estar relacionados às práticas ilícitas sob apuração.
Com informações do portal g1.