Internacional - -
Trump anuncia aumento de tarifa global para 15% após Suprema Corte derrubar tarifaço
Termômetro da Política
Compartilhe:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) que elevará de 10% para 15% uma tarifa temporária sobre as importações de todos os países, imposta após a Suprema Corte derrubar o programa de tarifas de seu governo baseado em uma lei de emergência econômica.

Decisão de Trump de recorrer à Seção 122 enquanto avança com novas apurações sob a Seção 301 era amplamente esperada após o julgamento da Suprema Corte
Trump ficou irritado com o julgamento da Suprema Corte (Foto: Reprodução/X)

Irritado com a decisão da Suprema Corte, Trump ordenou na sexta-feira (20) uma tarifa imediata de 10% sobre todas as importações, além de quaisquer tarifas existentes. A lei estadunidense permite que ele imponha uma taxa de até 15% por 150 dias, embora isso possa enfrentar desafios legais. Durante esse período, seu governo trabalhará na emissão de novas tarifas “legalmente admissíveis”, disse ele.

Leia também
Restos mortais dos Mamonas Assassinas serão exumados para nesta segunda

“Eu, como presidente dos Estados Unidos da América, irei, com efeito imediato, aumentar a tarifa mundial de 10% sobre países, muitos dos quais têm ‘roubado’ os EUA durante décadas, sem retaliação (até eu chegar!), para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%”, escreveu ele em uma postagem no Truth Social.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe: