Justiça - -
Primeira Turma do STF condena Eduardo Bolsonaro por atuar contra o Brasil no caso do tarifaço
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação no curso do processo. O placar foi de 4 votos a 0. Eduardo Bolsonaro é acusado de ter articulado, nos Estados Unidos, medidas contra o Brasil com o objetivo de interferir no processo que apurou a tentativa de golpe de Estado e resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Licença de Eduardo Bolsonaro termina no próximo domingo
Eduardo Bolsonaro é acusado de ter articulado medidas contra o Brasil (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O julgamento ocorreu nesta terça-feira (16) e teve como relator o ministro Alexandre de Moraes. Também votaram os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Entre as condutas atribuídas a Eduardo Bolsonaro estão a articulação de tarifas contra exportações brasileiras e o estímulo ao governo de Donald Trump para revogar vistos de ministros do STF e de integrantes do governo federal, além da aplicação de sanções previstas na Lei Magnitsky.

Leia também
PF afirma que Daniel Vorcaro dava tratamento privilegiado a Ciro Nogueira em troca de atuação no Senado

A sessão da Primeira Turma continua para a definição das penas aplicáveis ao ex-deputado.

Eduardo Bolsonaro reside nos Estados Unidos desde o ano passado e perdeu o mandato de deputado federal por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Palavras-chave
eduardo bolsonarostf