Política - -
Após vídeo de Felca, Hugo Motta promete pautar projetos de proteção à infância na Câmara
Termômetro da Política
Compartilhe:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesse domingo (10) que pautará, ainda nesta semana, projetos relacionados à proteção de crianças nas redes sociais. A decisão foi motivada pela repercussão de um vídeo do youtuber Felca, que denunciou a “adultização” de menores em conteúdos digitais. Em postagem no X, Motta destacou a gravidade do tema e a necessidade de debate urgente no Legislativo. “O vídeo do @Felcca sobre a adultização das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão”, escreveu o parlamentar.

“Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão”, garantiu Hugo Motta (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O vídeo de Felca, amplamente compartilhado nas redes sociais, expõe casos de influenciadores digitais que, segundo o youtuber, promovem a exploração de crianças por meio de conteúdos inadequados, que forçam menores a adotarem comportamentos ou posturas adultas. Entre os alvos da denúncia está o influenciador Hytalo Santos, citado por práticas que, de acordo com Felca, incentivam a “adultização” de menores, expondo-os a situações impróprias para sua idade. A abordagem do youtuber, com tom emocional e direto, gerou indignação em milhões de usuários, impulsionando debates sobre os limites éticos do uso de crianças em conteúdos online.

Leia também
Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia vítima de atentado durante comício

A decisão de Motta foi elogiada. Publicações no X destacaram a relevância do tema, com usuários cobrando ações concretas para proteger menores. “Após vídeo de Felca, Hugo Motta promete pautar projetos sobre proteção infantil nas redes sociais. Estou vendo monte de gente reclamar sobre a discussão desse tema. Como ainda pode ter gente que defende esse crime???”, questionou um perfil no X.

O termo “adultização”, conforme descrito em contextos acadêmicos, refere-se à prática de tratar crianças como mais maduras do que são, atribuindo-lhes papéis ou responsabilidades inadequados à sua idade, o que pode incluir exposição a conteúdos sexualizados ou comportamentos adultos. No caso denunciado por Felca, a adultização está associada à produção de vídeos e postagens que colocam menores em situações que comprometem sua integridade emocional e psicológica.

A promessa de Motta ocorre em um momento de crescente pressão social por regulamentações mais rígidas sobre o uso de crianças em conteúdos digitais. A Câmara dos Deputados já possui projetos em tramitação que abordam a proteção de menores no ambiente online, mas a repercussão do vídeo de Felca acelerou a decisão de colocá-los em pauta. A expectativa é que as discussões abordem questões como a responsabilidade de plataformas, o papel dos pais e a fiscalização de conteúdos que envolvam menores.

Ainda não há detalhes sobre quais projetos serão discutidos ou o cronograma exato das votações. A sociedade civil, influenciadores e parlamentares acompanham de perto os próximos passos, enquanto o caso reacende o debate sobre a segurança de crianças no ambiente virtual e os limites éticos da criação de conteúdo nas redes sociais.

Compartilhe: