O prefeito Cícero Lucena (sem partido) autorizou, na terça-feira (28), a reforma do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no bairro dos Bancários. A obra integra as ações para requalificar os prédios públicos de João Pessoa, com o objetivo de garantir melhores condições de uso e atendimento à população.

“Esta iniciativa da Prefeitura visa promover o respeito aos direitos humanos, oferecendo apoio e solidariedade àqueles que tiveram seus direitos violados. O objetivo é a reinserção social, com a proteção do Poder Público, que cumpre seu papel na construção de uma cidade mais justa, humana, inclusiva e solidária”, afirmou o prefeito durante a solenidade, ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra e auxiliares da gestão municipal.
O Creas é administrado pela Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e oferece proteção a diversos públicos em situação de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência psicológica, idosos que sofrem agressões ou negligência, e crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, seja por violência física, psicológica ou abusos sexuais.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, destacou que a melhoria da infraestrutura vai refletir diretamente na qualidade do acolhimento.
“Esta é uma obra de grande importância. Estamos ampliando a nossa estrutura, pois, infelizmente, as demandas têm aumentado nos últimos tempos. É natural que, com o crescimento da cidade, cresçam também as demandas sociais. Por isso, estamos garantindo um espaço mais confortável, seguro e adequado para que o Creas possa realizar todo o acompanhamento com dignidade e eficiência”, afirmou Diego Tavares.
A diretora do Creas dos Bancários, Cristiane Cabral, explicou que a reforma vai atender às exigências da tipificação dos serviços socioassistenciais, garantindo escuta protegida e sigilo profissional. “Teremos uma sala ampliada para a realização de grupos operativos com os jovens da socioeducação e suas famílias. A equipe multidisciplinar atuará no local, composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, advogados, educadores sociais, profissionais da área administrativa, vigilantes e motoristas”, detalhou Cristiane Cabral.
Fonte: PMJP