A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão solene marcada pela entrega da Medalha Epitácio Pessoa aos médicos João Modesto Filho e Tiago Carneiro da Cunha Modesto nesta quarta-feira (20). A concessão da mais alta honraria do Poder Legislativo estadual a pai e filho representa uma homenagem pública aos relevantes serviços que ambos os profissionais de medicina prestam à população paraibana. A solenidade reuniu parlamentares e convidados para enaltecer o trabalho da dupla na área da saúde.

O autor da homenagem foi o deputado João Gonçalves, que definiu a honraria como um reconhecimento oficial dos representantes do povo à trajetória, à dedicação e à relevância do atendimento médico prestado no estado. Ele chamou atenção especial para as contribuições dos homenageados no fortalecimento do diagnóstico por imagem, na gestão de centros hospitalares e na ampliação do acesso à telerradiologia.
“Pai e filho. O doutor João Modesto Filho é um expoente, é um endocrinologista relevante no Brasil e no exterior. Um homem que tem doutorado, pós-doutorado. E o filho, doutor Tiago Modesto, vem na mesma atuação do pai e também se destaca pela competência e, acima de tudo, pela capacidade de fazer o bem”, afirmou. O parlamentar reforçou também que cabe ao Poder Legislativo valorizar ações meritórias e o protagonismo de quem contribui diretamente para os cuidados com a saúde dos paraibanos.
A iniciativa do deputado João Gonçalves contou com o apoio e a aprovação unânime dos demais parlamentares da Casa. Ao discursar, o médico João Modesto Filho expressou sua gratidão pela propositura e declarou que ser condecorado com uma insígnia que carrega o nome de um paraibano de extrema relevância para o país traz muita honra e alegria.
“É uma grande emoção estar aqui hoje para receber a maior honraria da Assembleia, principalmente, quando vem de uma figura dinâmica e trabalhadora como o deputado João Gonçalves. A gente só tem muito o que agradecer e ver de qualquer forma que é um reconhecimento a uma vida dedicada à medicina”, disse o médico.
Por sua vez, o radiologista Thiago Carneiro da Cunha Modesto considerou o momento inesquecível justamente por ter a oportunidade de compartilhar a comenda ao lado de seu pai. Durante o evento, ele detalhou a dimensão e o alcance geográfico do trabalho que realizam diariamente na rede hospitalar paraibana.
“Muita felicidade e emoção recebendo essa honraria ao lado do meu pai, um momento, realmente, inesquecível em nossas vidas. A gente trabalha em vários hospitais, coordenamos uma equipe de 50 médicos radiologistas, de Sousa até João Pessoa, a gente tem uma atuação cujo objetivo é ajudar aos paraibanos”, afirmou radiologista.
O público interessado em acompanhar os desdobramentos desta homenagem e todas as demais matérias apresentadas na Casa de Epitácio Pessoa dispõe de canais de comunicação oficiais. A população paraibana pode assistir às sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates por meio da transmissão da TV Assembleia, disponível tanto na TV aberta pelo canal 8.2 quanto na internet pelo canal oficial TV Assembleia PB no Youtube.
Com informações de ALPB.