Uma inspeção realizada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) encontrou escutas no gabinete do governador em exercício do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, localizado no Palácio Guanabara. O material foi detectado durante procedimento padrão de verificação de segurança e, segundo o governo estadual, aparenta ser antigo e sem funcionalidade, tendo sido imediatamente retirado pelos agentes.

O GSI abriu investigação interna para apurar a origem dos equipamentos e como eles foram instalados no gabinete do governador na sede do poder estadual. A informação foi inicialmente divulgada pelo blog da jornalista Míriam Leitão no Jornal O Globo e confirmada pelo g1.
Leia também
Polícia Civil de SP pede quebra de sigilo financeiro contra produtora do filme Dark Horse
Ricardo Couto, que é desembargador, assumiu o Governo do Rio de Janeiro no fim de março após a renúncia de Cláudio Castro. Ele ocupou o cargo por ser o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, posição seguinte na linha sucessória, uma vez que o estado está sem vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa foi afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal.
Desde que tomou posse, Couto despacha principalmente do gabinete no Tribunal de Justiça e comparece ao Palácio Guanabara apenas para reuniões institucionais. A descoberta das escutas ocorreu durante uma varredura de rotina no espaço.
Com informações do portal g1.