Política -
TCE aponta ilegalidades na lei que criou a verba indenizatória dos vereadores de JP
Termômetro da Política
Compartilhe:
A Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar (Viap) paga aos vereadores de João Pessoa foi criada de forma irregular.
Câmara de João Pessoa criou o benefício sem transparência (Foto: Divulgação/Câmara de João Pessoa)

A Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar (Viap) paga aos vereadores de João Pessoa foi criada de forma irregular. Este é o entendimento da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O colegiado, por unanimidade, entendeu que o legislativo municipal precisa rever a resolução de autoria da mesa diretora que criou o benefício de caráter indenizatório.

A decisão foi tomada em outubro, mas só agora tornada pública. A denúncia protocolada por Ricardo Cézar Ferreira de Lima foi acatada no voto do relator André Carlo Torres. A matéria aprovada no ano passado, na Câmara de João Pessoa, de acordo com os autos, teve aprovação relâmpago e sequer tramitou nas comissões antes de ser aprovada.

Leia também
Covid-19 faz Câmara de João Pessoa suspender sessões presenciais
Decisão de Fachin pode derrubar nomeação de Valdiney Veloso na UFPB

Foram apontadas irregularidades na fixação de valor da indenização por meio de Resolução, ilegalidade na aplicação da Viap de forma ordinária e não esporádica e/ou extraordinária, inconstitucionalidade das disposições da resolução que impede o exame da legalidade pelo Controle Interno da Câmara, etc.

Ao analisar o caso, a Segunda Turma decidiu recomendar à Mesa da Câmara que altere a legislação para permitir a fiscalização do Controle Interno da Casa, faça constar no portal de transparência da Câmara Municipal toda a documentação relativa às despesas ressarcidas pela Câmara, organizada por Vereador e autorizar o ressarcimento apenas das despesas expressamente previstas em resolução.

Dos vereadores de João Pessoa, apenas Marcos Vinícius (PL), Bruno Farias (Cidadania) e Thiago Lucena (PRTB) rejeitaram o recebimento da Viap. O valor pago para o ressarcimento das despesas dos vereadores era de R$ 7 mil. O resultado do julgamento foi comunicado à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba.

Compartilhe: