Geral -
Médico denuncia mortes decorrentes do uso de hidroxicloroquina no tratamento da covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Remédio não tem eficácia comprovada contra a covid-19 e pode causar efeitos colaterais graves (Foto: Sesau/Governo de Alagoas)

O médico infectologista Gerson Salvador denunciou na manhã desta sexta-feira (19), por meio de seu perfil no Twitter, a grande quantidade de pacientes de covid-19 medicados com hidroxicloroquina que chegam ao hospital em péssimas condições de saúde. Há casos em que os doentes não resistem por consequência da má conduta adotada. Para o infectologista, os colegas que prescrevem remédio sem comprovação científica e expõem seus pacientes deveriam responder por homicídio.

“Cada plantão encontro pacientes tomando hidroxicloroquina e ficam em casa por medo de serem intubados no hospital, mal orientados por médicos chegam em risco de morte imediato e a gente os trata já em péssimas condições. O médico que faz isso deveria responder por homicídio”, publicou Gerson Salvador.

Veja também
Médico denuncia caso de hepatite medicamentosa causada pelo uso de ivermectina contra a covid-19
Fabricante da ivermectina diz que remédio é ineficaz contra a covid-19

Sem eficácia comprovada para o tratamento da covid-19, a droga foi bastante difundida no Brasil. O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), já incentivou o uso do medicamento.

Entidades desaconselham uso da hidroxicloroquina para tratamento da covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a droga para o tratamento da covid-19 e faz ainda grave alerta para que não seja utilizada de modo preventivo. O último estudo feito pela OMS foi publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ) e pode ser acessado neste link.

Para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o fármaco não deve ser prescrito para tratar pacientes diagnosticados com covid-19. A Fiocruz cita estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine. De acordo com o estudo, a hidroxicloroquina teve pouco ou nenhum efeito em pacientes hospitalizados com o novo coronavírus.

Compartilhe: