Geral -
Observatório da UFPB confirma tendência de diminuição dos casos de covid-19 em João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/OBSRUFPB)

Dados consolidados nessa quarta-feira (9) pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (OBSRUFPB) confirmam a tendência de diminuição dos casos de covid-19 em João Pessoa. O observatório considera a Estimação do Número Reprodutivo Efetivo [R(t)] para avaliar o risco de evolução da doença. Com o fator R(t) em 1,12, pode-se considerar que a pandemia na capital está, neste momento, próxima do patamar de estabilidade.

A tendência de abrandamento na disseminação do vírus vem sendo registrada nos últimos dias. Na última sexta-feira (4), o fator R(t) estava em 1,44. Dia após dia este importante fator utilizado para medir o risco de contágio da doença vem caindo: 1,39 no sábado (5); 1,3 no domingo (6); 1,24 na segunda-feira (7); 1,12 na terça-feira (8); e 1,12 nesta quarta-feira (9).

(Imagem: Divulgação/OBSRUFPB)

O OBSRUFPB explica que o “número aponta quantas pessoas, em média, um indivíduo infeccioso pode contagiar em uma população totalmente suscetível”.

Veja também
Ministro mentiu em depoimento à CPI da Pandemia sobre risco de disseminação da covid-19 no futebol, apontam cientistas

De acordo com o observatório, a pandemia tende a se manter estável se a taxa de transmissão estiver em 1, e aponta para queda quando a taxa for menor que 1. “Se cada indivíduo infeccioso causa, em média, exatamente uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença permanecerão estáveis e a doença se tornará endêmica; e se cada indivíduo infeccioso causa, em média, menos do que uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença irão decair e a doença irá, eventualmente, desaparecer”.

Matéria alterada às 12h20 do dia 10.06 para ajustar o dado R(t), que ao longo da quarta-feira (9) variou de 1,03 para 1,12.

Compartilhe: