Geral -
Funad comemora inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Termômetro da Política
Compartilhe:
Até o final do ano a Funad vai realizar reuniões com os parceiros para definir metas, planejar cursos e formalizar outras parcerias (Foto: Divulgação/Secom-PB)

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) comemora o êxito nos indicadores deste ano sobre a inserção dos usuários no mercado de trabalho. Enquanto, no ano passado, foram inseridas 149 pessoas  nas atividades profissionais, de janeiro até agora, já são 268 pessoas com deficiência contratadas pelas empresas parceiras.

Os indicadores evidenciam o trabalho da Funad, reafirmando o compromisso do Governo da Paraíba em ampliar a política de atendimento e fomentar a colocação profissional das pessoas com deficiência na Paraíba.

Veja também
Funesc lança programação de férias com atividades de artes visuais, circo, dança e teatro

Entre as experiências exitosas, está a parceria com o Senai, que oferta cursos profissionalizantes de padeiro, operador de computador, confeiteiro, produção de salgados e educação empreendedora, porque a Funad e o Senai entendem que não basta apenas formar, mas também ensinar a conduzir os negócios.

Outra ação da Funad refere-se à Oficina de Encadernação, que prepara o usuário para o mercado de trabalho, bem como proporciona maior autonomia desses alunos. Em relação ao Sine, já está funcionando na Funad um sistema integrado que permite visualizar as vagas e encaminhar os usuários com base nas informações cadastradas no sistema. Foram fomentadas parcerias importantes com o MPT, MTE, TRT e Unipê, além de diversas empresas, onde a Funad é considerada referência para entrevistas dos RHs.

“Saber que garantimos os direitos dessas pessoas, diante de tantas frustrações que o mercado nos impõe. E os planos para 2023 são bastante promissores”, revela Mércia Moraes, coordenadora de colocação profissional da Funad.

Ainda este ano, a Funad vai realizar reuniões com os parceiros para definir metas, planejar cursos e formalizar outras parcerias. E melhor: além dos usuários, as famílias também serão contempladas em algumas ações. Os contatos são feitos através  do telefone institucional 83-98103-9687 e atendidos grupos de whatsapp, para  usuários, ampliando assim, o cumprimento à Lei de Cotas.

Fonte: Governo da Paraíba

Compartilhe: