Eleições -
Pesquisador defende a pré-candidatura de Cida Ramos para prefeita de João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:
Deputada Cida Ramos é pré-candidata a prefeita de João Pessoa pelo PT (Foto: Divulgação)

Circula nas redes sociais digitais de forma viralizada um texto em defesa da pré-candidatura da deputada estadual Cida Ramos pelo Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de João Pessoa. O artigo é assinado pelo professor e pesquisador Jonas Duarte, titular do departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de reconhecido na comunidade acadêmica como pesquisador sobre o Nordeste, Duarte também foi presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB). Confira o texto na íntegra:

Cida Ramos para prefeita de João Pessoa

O raciocínio é simples, claro e objetivo. 

Em primeiro lugar. Não pode ser a primeira opção ao PT, Partido do Presidente da República, abrir mão de ter uma candidatura própria na disputa pela prefeitura de uma capital, especialmente com as características de João Pessoa. Seria suicídio e burrice política ao mesmo tempo. 

Aqui em nossa capital, não há, liderança política pessoal ou partidária com identificação com o governo Lula, fora do PT.

O PSB do governador João Azevedo que apoiou e apoia Lula, não dispõe de uma liderança municipal que tenha a “cara de Lula” na capital. 

O PP de Cícero Lucena, muito menos. Foi bolsonarista até a confirmação da vitória de Lula em 2022. Não é possível imaginar que o eleitor pessoense é idiota e que agora vai enxergar Cícero lulista e votará nele por suas posições políticas progressistas.

Além da questionável gestão de Cícero 

Na política pode haver grandes vitórias eleitorais que se confirmem em terríveis derrotas políticas. 

O PT abrir mão de uma candidatura própria em função de apostar numa fácil vitória eleitoral ao lado de Cícero, como propõem algumas lideranças partidárias, seria o fim da agremiação na Capital.

O cálculo é simples e óbvio. Abrindo mão da candidatura agora, o PT seria acessório nessas eleições e novamente em 2026. Seria a desistência tácita da reconstrução do Partido no estado.

Se essa for a opção do Partido é lamentável. 

Se o PT tem pretensões de servir ao povo paraibano na mesma dinâmica que tem servido ao Brasil, o PT tem obrigação de apresentar candidatura à prefeitura de João Pessoa.

E por sorte, o PT tem hoje, disparado, o melhor quadro, o melhor nome do estado para disputar a eleição e para administrar a cidade.

A deputada Cida Ramos.

Cida Ramos é a deputada mais atuante, com compromissos populares e uma dinâmica de trabalho que há tempo não víamos na política paraibana.

No atual quadro político paraibano, Cida se destaca muito, por sua coragem e perspicácia em perceber  e sintonizar-se com os grandes problemas do estado.

Cida Ramos é a cara de Lula na Paraíba. 

Tem história de luta. Tem a coragem necessária para enfrentar os trogloditas da extrema direita local, o conhecimento e a habilidade para enfrentar as velhas raposas políticas das oligarquias locais, ao tempo que é polida e hábil para dialogar e construir projetos com quem pensa diferente. 

A onda fascista, que é muito forte em João Pessoa, precisa ser enfrentada por quem tem coragem política e uma trajetória histórica limpa e de luta. E por quem tem trabalho de base.

A “direita democrática” pessoense e paraibana tem alimentado essa trupe fascista, por não ter bagagem de lutas no enfrentamento à ditadura e a extrema direita, com quem se acoloiou quando lhe foi conveniente. 

Cida Ramos, ao contrário. Foi coerente o tempo todo, sem curvar-se a oportunismos de ocasião. 

Cida tem experiência de gestão popular, tem experiência no parlamento e conhece João Pessoa como a palma de sua mão. Dedicou sua vida à lutar pelos mais pobres, pelos mais humildes.

A candidatura de Cida Ramos nunca será isolada, porque terá forte ligação com as massas populares. 

Será uma candidatura construída nas bases, com os movimentos de bairros, de mulheres, de sem tetos. Será a candidatura que, de fato, tem moral pra dizer um não rotundo aos conluios políticos oligárquicos.

O PT, com Cida terá a oportunidade de voltar às bases, de se construir na luta popular, entre e com “os de baixo”.

O PT, com Cida terá a oportunidade de levar o governo Lula à periferia, ao povo que o elegeu e é fiel ao PT.

A candidatura de Cida Ramos é uma oportunidade ímpar para o PT e para João Pessoa. 

Sem medo de lutar.
Sem medo de ser feliz.
Empunhando esperança.

Compartilhe: