Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
Histórias de ninar para garotas rebeldes traz lista para inspirar meninas brasileiras
Compartilhe:
Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 brasileiras extraordinárias (Foto: Felipe Gesteira)

Representatividade importa. Para meninas, crianças e adolescentes, saber que mulheres incríveis foram responsáveis pelos avanços sociais, das artes e das ciências é fundamental. Mulheres são historicamente invisibilizadas, suas histórias são postas em segundo plano, mesmo quanto desempenham papéis determinantes. A narrativa do mundo é majoritariamente contada a partir do ponto de vista de homens, e assim tem sido desde os primeiros documentos. A Bíblia serve de exemplo, um livro dito sagrado que não foi escrito por mulher alguma.

A série “Histórias de ninar para garotas rebeldes” propõe exatamente revirar isso. Desde a primeira edição, mulheres são protagonistas. Mulheres de todo o mundo. Como representatividade importa tanto, ainda mais num país onde a cultura machista está impregnada estruturalmente na educação de meninos e meninas, uma obra que destaca mulheres brasileiras vem a ser ainda mais importante. “Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 brasileiras extraordinárias” é um livro necessário para se ter em uma casa onde crianças são educadas.

Clique aqui para ler todos os textos de Felipe Gesteira

O livro é imenso. Uma edição belíssima, rica em ilustrações. Não diria que se trata de uma leitura envolvente, pra se ler de cabo a rabo, numa sentada, como são aqueles livros nos quais a história fisga o leitor. “Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 brasileiras extraordinárias” mais parece uma enciclopédia, daquelas que você busca para consulta ou abre a fim de conhecer um perfil novo.

E que perfis. Que mulheres! O livro reúne brasileiras de diversos períodos da história, com perfis que vão das artes, como Clarice Lispector e Conceição Evaristo, até a política, de Marielle Franco a Dilma Rousseff. Da literatura, da música, das artes visuais, da ciência, dos esportes. Heroínas da nação não faltam para as novíssimas brasileiras que terão na obra grandes exemplos de vida.

Ficha técnica

Título: Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 brasileiras extraordinárias

Autor: Garotas Rebeldes

Editora Planeta | Selo Outro Planeta

Preço: R$ 139,90

ISBN: 978-85-422-2155-8

Formato: 17×24 cm

Páginas: 224

Compartilhe:
Palavras-chave
literatura