Eleições - -
Representantes dos ACS declaram apoio a Cícero Lucena e criticam falta de investimento na atenção primária
Termômetro da Política
Compartilhe:

Representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) manifestaram apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena (MDB) ao Governo do Estado. O vice-presidente da Confederação Nacional de ACS e ACE (Conacs), Bosco Valadares, e o presidente do Conselho Estadual de Sindicatos e Associações de ACS e ACE, Kiko Chagas, destacaram o histórico de atuação do emedebista em defesa da categoria e denunciaram a ausência de investimentos do atual Governo do Estado na atenção primária.

Sindicalistas explicaram que o apoio a Cícero Lucena decorre do resgate de ações concretas já realizadas em favor dos profissionais (Foto: Divulgação)

Bosco Valadares apontou a falta de prioridade para a prevenção e promoção da saúde. “É na atenção primária que se resolve 85% dos problemas de saúde e o Governo insiste em cuidar apenas da doença e não da prevenção e promoção de saúde. A Paraíba não investe um real na atenção primária”, denunciou.

Os sindicalistas explicaram que o apoio a Cícero Lucena decorre do resgate de ações concretas já realizadas em favor dos profissionais. Enquanto senador, ele esteve ao lado da categoria na luta pela aprovação da Emenda Constitucional 51/2006, que regulamentou a contratação, o regime jurídico e as diretrizes de carreira dos ACS e ACE.

Leia também
Ibaneis assinou contrato de R$ 5 milhões com instituto ligado à produtora do filme sobre Bolsonaro

“Cícero abriu seu gabinete para os agentes de todo o Brasil, especialmente da Paraíba, e aquele se tornou um quartel general para a nossa categoria”, relatou João Bosco Valadares.

Ele também lembrou as conquistas obtidas durante a gestão de Cícero à frente da Prefeitura de João Pessoa, como o 14º salário, o plano de carreira e salário e as gratificações. “Os avanços são enormes para as duas categorias. Foi preciso Cícero chegar a Prefeitura para essas categorias terem a valorização que merecem”, avaliou o sindicalista.

Cícero Lucena reforçou o compromisso com a valorização das categorias e reafirmou a importância do investimento na prevenção. “Estamos juntos das categorias nessa luta e tenho certeza que, juntos, poderemos fazer um trabalho eficiente no cuidado em saúde”, destacou.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: