Internacional - -
Tiroteio em festa de Hanukkah na praia de Bondi deixa 12 mortos em Sydney
Termômetro da Política
Compartilhe:

Doze pessoas morreram e várias ficaram feridas em um ataque a tiros na praia de Bondi, em Sydney, nesta domingo (14), durante celebrações judaicas de Hanukkah. O incidente ocorreu em uma das praias mais famosas da Austrália, lotada de turistas, surfistas e banhistas.

Ataque ocorreu quase 11 anos após o sequestro de 18 reféns no Lindt Cafe, também em Sydney
Ataque ocorreu quase 11 anos após o sequestro de 18 reféns no Lindt Cafe, também em Sydney (Foto: Reprodução/X)

“Há duas pessoas sob custódia policial na praia de Bondi”, informou a polícia de Nova Gales do Sul no X. “A operação policial ainda continua e pedimos à população que evite a área”, acrescentaram as autoridades.

O serviço de ambulâncias confirmou à ABC que pelo menos 16 feridos foram encaminhados a seis hospitais da região. Testemunhas relataram a meios locais a presença de um número ainda indeterminado de atiradores.

Leia também
Direita vence no Chile: José Antonio Kast é eleito presidente com ampla vantagem no segundo turno

O primeiro-ministro Anthony Albanese classificou o episódio como “chocante e angustiante”, afirmando que “equipas de emergência estão no local trabalhando para salvar vidas”.

Parte da praia era usada para uma festa de Hanukkah, que tem início neste domingo. O presidente de Israel, Isaac Herzog, denunciou o que chamou de “vil ataque terrorista contra os judeus que estavam acendendo as primeiras velas”. “O nosso coração está com eles. O coração de toda a nação de Israel bate forte neste exato momento, enquanto rezamos pela recuperação dos feridos, rezamos por eles e rezamos por aqueles que perderam a vida”, declarou em comunicado oficial. “Reiteramos o nosso alerta repetidamente ao governo australiano para que atue e lute contra a enorme onda de antissemitismo que assola a sociedade australiana”, acrescentou.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, também reagiu. “Fiquei horrorizada ao ver as imagens do terrível ataque a tantas pessoas na praia de Bondi, no início das celebrações do Hanukkah”, escreveu no X. “Todos os meus pensamentos estão com as vítimas e com a comunidade judaica em geral na Austrália e além”, completou.

O ataque ocorreu quase 11 anos após o sequestro de 18 reféns no Lindt Cafe, em Sydney, que terminou com a morte de dois reféns e do atirador após 16 horas de impasse.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe:
Palavras-chave
austráliaterrorismo