ads
Eleições -
Cartaxo desiste de enfrentar Cida na prévia do PT pela candidatura à Prefeitura de João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:
Como justificativa para desistência Cartaxo ataca a política interna do partido (Foto: Divulgação/ALPB)

A desistência do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) da disputa interna no Partido dos Trabalhadores para ter o direito de sair candidato pela legenda à Prefeitura de João Pessoa estava desenhada, só faltava a confirmação. Nesta segunda-feira (11), por meio de sua assessoria de imprensa, o parlamentar divulgou nota dizendo que não seria mais candidato pelo partido.

Cartaxo não queria a prévia, mas sustentou seu nome enquanto acreditava ter alguma chance. Pesou contra ele o histórico da traição ao partido, quando, em 2015, sendo o único prefeito petista de uma capital, abandonou o partido o início do golpismo contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), dizendo não ter “compromisso nenhum com os erros dos outros”.

A breve trajetória da pré-candidatura de Luciano Cartaxo foi conturbada e repleta de ataques ao próprio partido, o que gerou mais desconfiança. Ele chegou a contestar a pesquisa encomendada pelo PT que apontava o mesmo resultado, estando ele ou a deputada Cida Ramos (PT) à frente da disputa. Cartaxo também atacou o presidente estadual da legenda, Jackson Macêdo, sendo desmentido logo em seguida.

Ao perceber-se isolado internamente diante dos apoios anunciados pelos coletivos e tendências do PT à deputada Cida Ramos, além da confirmação pela Executiva Nacional do partido de que a prévia será respeitada, Cartaxo desiste.

Anteviu a derrota ou evitou o desgaste? Como mudança estratégica de rota para as eleições deste ano, o novamente petista deverá lançar sua esposa, Maísa Cartaxo, candidata a vereadora, ampliando assim o espaço de atuação do seu grupo político.

Como justificativa ele acusa a política interna do partido e ataca novamente a deputada Cida Ramos ao insinuar que só a candidatura dele tinha “chances reais”. Vale lembrar que Cida teve mais votos do que Cartaxo nas últimas eleições e por ataque semelhante Cartaxo já foi repudiado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT por violência de gênero.

Confira a íntegra da nota divulgada:

Venho me dedicando nos últimos meses à construção de uma candidatura do PT à Prefeitura de João Pessoa, que passe pela união partidária e seja uma alternativa viável e competitiva ao eleitor.

Infelizmente setores do nosso partido optaram por promover uma disputa que somente tem servido para enfraquecer o PT em João Pessoa.

Em toda minha trajetória política jamais havia sido acusado de cometer qualquer tipo de violência ou desrespeito. Recentemente até acusações completamente sem amparo na realidade foram feitas contra mim.

Não estou disposto a duelar com companheiras e companheiros de causas e militância.

Por isso tomei a decisão de não participar de prévia interna do PT. Não inscreverei meu nome para as prévias. Portanto não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa.

O PT tinha chances reais de ir para o segundo turno e eleger o próximo prefeito de João Pessoa. Mas para isso precisaria ter um candidato competitivo. O eleitor quer debater a cidade. E nossa candidatura poderia oferecer uma gestão inteira de argumentos favoráveis para este debate.

João Pessoa, 11 de março de 2024

Compartilhe: