Milhares de baianos, soteropolitanos e turistas vestidos de branco tomaram as ruas de Salvador nesta quinta-feira (15) para participar da tradicional Lavagem do Bonfim, uma das celebrações mais populares do calendário festivo da Bahia. A 16ª edição da Caminhada Lavagem de Corpo e Alma começou com a saída da imagem do Senhor do Bonfim da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, rumo à Colina Sagrada, no bairro do Bonfim, em um percurso de quase 8 km.

Quando a procissão chegava, o padre Edson Menezes da Silva, reitor da basílica, transmitiu da janela central da igreja uma mensagem concedendo a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim.
Leia também
Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de R$ 400 milhões em emendas parlamentares
A devoção ao Senhor do Bonfim teve início em 1745, com a chegada da imagem vinda de Portugal. Além do caráter sagrado, a festa também é marcada por manifestações profanas, com demonstrações culturais e festivas que atraem públicos diversos.
A Festa do Senhor do Bonfim é promovida como um atrativo cultural e turístico para Salvador, tornando-se um cartão de visita da Bahia com características diferenciadas no estado. A caminhada une fé, tradição e celebração popular, reforçando a identidade cultural da capital baiana.
Com informações da CBN.