O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) destacou os avanços e o impacto social do programa Conexão Mundo, da Secretaria de Estado da Educação nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O parlamentar, que atuou como secretário da pasta e foi um dos principais entusiastas da expansão da iniciativa, enfatizou que o projeto representa uma mudança profunda na trajetória de centenas de famílias paraibanas.

Wilson Filho ressaltou que a ação alcança jovens residentes em distritos rurais e cidades do interior, proporcionando horizontes que muitos jamais imaginaram alcançar. “O Conexão Mundo derrubou muros. Ele pegou a distância que existia entre a zona rural do interior paraibano e as grandes capitais do mundo e transformou essa distância em uma ponte, que oportuniza aos estudantes da rede a experiência única de um intercâmbio cultural, acadêmico e, acima de tudo, que proporciona novas experiências de vida e maturidade”, afirmou o parlamentar.
Leia também
Relator da CPI do Crime Organizado sugere indiciamento de Gonet, Toffoli, Moraes e Gilmar Mendes
O deputado relembrou o esforço contínuo do Governo do Estado para internacionalizar a educação pública e celebrou a ampliação dos destinos oferecidos aos estudantes. Durante o discurso, Wilson Filho mencionou com orgulho sua contribuição para que as fronteiras fossem expandidas para novas nações.
“Tivemos a honra de ampliar as fronteiras para países como Canadá, Colômbia e Irlanda. Ver um aluno da rede estadual debatendo em inglês, espanhol ou até mandarim com estudantes de outros continentes, como foi no ano passado com o embarque inédito para a China, é a prova de que a educação pública da Paraíba se tornou uma ferramenta de transformação real e que serve de modelo para outros estados do país”, pontuou o deputado, reforçando o papel da Paraíba como referência em políticas educacionais de intercâmbio.
O momento atual do programa é marcado pelo embarque de 96 alunos da rede estadual que seguirão para o Canadá nos próximos dias, resultado de um rigoroso processo de seleção e preparação idiomática e cultural. “Faço um apelo aos amigos da imprensa para que sejam as vozes desses estudantes. Escutem suas trajetórias, contem suas histórias, pois eles merecem todo o protagonismo pelo que construíram até aqui”, disse Wilson Filho.
Com informações de assessoria de imprensa.